Receba nossas ofertas
Inscreva-se em nossa lista de e-mails para receber as últimas atualizações e ofertas.
Muitas vezes ouvimos a seguinte resposta: “Não existe melhor época para se conhecer Bonito, todas as épocas são boas”. Na verdade, não existe pior época para se conhecer Bonito, uma época em que se diga “Não venha para Bonito no período tal”... Recomendamos sempre que possível, a viagem em baixa temporada, para facilidade e flexibilidade nas reservas. A não ser que você não tenha opção de escolha. As épocas de dezembro e janeiro são propensas a chuva, a vegetação fica mais verde e as cachoeiras mais caudalosas. Já agosto e setembro são períodos de seca e a visibilidade da água fica incrível, sendo ótimo para mergulhar e fazer flutuação. Consulte o Calendário de alta e baixa temporada.
Bonito é um destino para toda a família, os passeios e as trilhas possuem uma ótima estrutura. No entanto, crianças menores de 05 anos não podem realizar alguns passeios tais como: Gruta do Lago Azul, Grutas de São Miguel, Bóia Cross, Arvorismo, entre outros. Nesse caso, podemos contratar uma babá para ficar com seu filho no receptivo, realizar o revezamento dos pais ou então escolher somente as atividades que todos podem fazer juntos. Para que você e seus filhos possam aproveitar a estada em Bonito recomendamos roteiros com passeios mais leves com passeios de cachoeira e balneários. Já no Pantanal não existem restrições.
Parte dos passeios é restrita para crianças de 04 anos ou menos, porém existem opções para todas as idades:
Flutuações: Opções com barco de apoio acomodam famílias com crianças de qualquer idade;
Mergulhos: A partir de 10 anos;
Cachoeiras: Qualquer idade, dependendo da trilha e da disposição da criança (E dos pais);
Rapel: Acima de 50 kg e/ou 12 anos;
Grutas: Somente acima de 05 anos;
Balneários: Todas as idades;
Os passeios geralmente são realizados em grupos que variam de 8 a 15 pessoas. Também existem passeios que são realizados em duplas como o Abismo Anhumas e Mergulho no Rio Formoso. Portanto dificilmente você se sentirá deslocado e, além disso, hoje em dia muitas pessoas viajam sozinhas, e isso torna os grupos, sejam pequenos ou grandes, bastante interativos. Sendo assim, acontecerá o contrário, você voltará para casa repleto de novos amigos, que muitas vezes moram na mesma cidade e podem marcar outros encontros e viagens.
No mundo inteiro, as viagens para destinos de ecoturismo são em geral, mais caras do que as convencionais. Isso porque possuem filosofias distintas. O convencional costuma lotar lugares e o ecoturismo supõe grupos pequenos, com atendimento personalizado. Bonito tem um turismo diferente dos outros lugares como o litoral, e o ecoturista sabe que está pagando mais caro por uma qualidade superior em viagem. Não é à toa que a cidade é considerada o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil já a vários anos consecutivos (Revista Viagem). E não estamos nos referindo necessariamente a luxo, mas em especial às atividades, à segurança, ao atendimento, aos investimentos e manutenção dos equipamentos, à conservação do meio ambiente e aos valores intangíveis compostos por experiências únicas e pelos sentimentos envolvidos. É preciso entender também, que os atrativos em Bonito e no Pantanal são propriedades particulares que cobram pelo ingresso, mas fornecem serviços e infra-estrutura de boa qualidade, seguro, equipamentos higienizados, etc. O que proporciona segurança e satisfação para os visitantes e o mais importante, a sustentabilidade do meio ambiente.
Os preços dos passeios em Bonito são tabelados, ou seja, todas as agências de turismo locais praticam o mesmo preço. Através da utilização do voucher único, a agência emite o documento, enviando uma via para o atrativo com uma cópia para o guia de turismo. A prefeitura tem acesso às informações impossibilitando a sonegação fiscal e inadimplência. Assim, o voucher único como um documento fiscal permite o controle da capacidade de carga do atrativo, serve de base para as estatísticas da quantidade de visitantes e cobrança de impostos. Desta forma, não é possível fornecer descontos nos passeios. Os preços já incluem a entrada no atrativo, o guia de turismo credenciado, os equipamentos (quando necessarios), o seguro e em alguns casos até o almoço (quando contratado)
Para garantir a qualidade dos serviços a nossos clientes informamos que a entrega dos vouchers (entradas dos passeios) será efetuada de forma individual e diariamente na agência de acordo com a programação do cliente. Este procedimento visa oferecer um atendimento diferenciado, uma vez que auxiliamos na resolução de algum imprevisto ocorrido durante a sua estada; verificamos se você está vestido e calçado adequadamente para o passeio; nos certificamos do seu horário de saída para o atrativo, para que não ocorram atrasos ou eventual perda do passeio; avisamos sobre algum impedimento para a realização das atividades (interdição); indicamos o caminho para o passeio na saída para que você não se perca; enfim, criamos uma aproximação maior com você, conversando, fornecendo dicas de restaurantes, lojas, etc, e assim, nos mantemos informados sobre seu grau de satisfação para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços disponibilizados.
No geral, os passeios em Bonito funcionam diariamente, porém é necessário fazer a reserva com antecedência, mesmo em períodos de baixa temporada. Os passeios possuem um limite de visitantes diário e são realizadas decidas em grupos pequenos geralmente de 20 em 20 minutos (Gruta do Lago Azul) ou 30 em 30 minutos como no caso dos passeios de flutuação.
Em Bonito os atrativos turísticos naturais têm um limite de vagas por dia e também por grupo com hora marcada e acompanhamento de guias credenciados pelo Ministério do Turismo. Sendo assim, você não poderá chegar no passeio por conta, devendo contratar nossos serviços para providenciar suas reservas. Além disso, personalizamos o atendimento zelando pelo seu bem estar, ao chegar entregamos um mapa da região e indicamos os caminhos com pontos de referência, pois todos os passeios em Bonito estão afastados da cidade com distâncias que variam de 7 a 60 km. No Pantanal as fazendas mais próximas estão a distâncias a partir de 140 km.
Se optar por utilizar nossos transportes terrestres (seja privativo ou compartilhado) o motorista irá buscá-lo no hotel em Bonito no horário estabelecido em sua programação. Se você vier de carro próprio ou locar um veículo deverá retirar os vouchers na agência e ficar a par do caminho a percorrer no horário prescrito em sua programação. Oferecemos diversas opções de transportes para todos os gostos e bolsos. Atendemos solicitações desde passagem aérea a transfers regulares, de acordo com suas necessidades.
Se você nunca participou de caminhadas em trilhas, e não está - digamos - "em forma", é melhor começar com roteiros leves, para relaxar de verdade e curtir toda a beleza das paisagens, sem dores musculares, cãibras e outros sintomas inconvenientes. Comece pelos passeios mais tranqüilos, com caminhadas mais curtas e se sentir firmeza, vá aumentando o grau de dificuldade. Entre em contato com nossa equipe de atendimento que vamos lhe sugerir roteiros ideais de acordo com o seu perfil.
Para os passeios de flutuação não é preciso saber nadar. São utilizadas roupas de neoprene de três ou cinco milímetros que chegam a oferecer de 70% a 99% de flutuabilidade, e você poderá utilizar o colete salva-vidas, obtendo 100% de flutuabilidade. O guia de turismo é o responsável por todas as instruções e pelo auxílio na adaptação aos equipamentos e durante todo o percurso dentro da água. Em alguns passeios de flutuação existe a possibilidade de descer o rio em um barco de apoio. Conheça as opções de Flutuação na nascente, o leito do rio e em lagoas de nossa região!
As temperaturas dos rios variam de 21 a 23º e é por isso que nos passeios de flutuação se utilizam as roupas de neoprene. E a temperatura não varia muito de acordo com a estação do ano, mas no inverno devido à sensação térmica parece que a água está mais quente. Nos rios com cachoeiras a temperatura pode ser menor, pois diminui a cada queda d’água. Aconselhamos sempre levar toalhas de banho e uma roupa seca para troca.
Evite beber a água dos rios que é a mesma que abastece a cidade, pois ela é salobra e pode provocar azia ou mal estar para quem não está acostumado. A água possui grande concentração de carbonato de cálcio, comumente chamado de calcário, e também, contém magnésio, podendo provocar desarranjos intestinais.
O fato de estar gestante não impede a viagem a Bonito e Pantanal. Passear, descansar e conhecer lugares e culturas diferentes estão entre os prazeres proporcionados por uma viagem, e a gestação é um dos períodos da vida em que a mulher mais requer experiências agradáveis. Uma dica é fazer uma consulta com o médico obstetra que vai orientar sobre os cuidados durante o trajeto, seja no avião, no carro ou em algum passeio, informando a melhor fase para viajar e os medicamentos que devem ser levados na bagagem. Se o médico apoiar temos certeza de que o contato com a natureza vão fazer muito bem para você e para o (s) bebê (s). Consulte nossa equipe de atendimento para encontrar o roteiro mais indicado para “vocês”.
Em períodos de baixa temporada, desde que com uma certa antecedência, existe maior facilidade com relação à troca ou cancelamento de passeios. No entanto, na alta temporada os passeios costumam preencher suas vagas rapidamente não permitindo o remanejo de horários e roteiros. Por isso é importante que você nos informe o seu perfil e de seu (s) acompanhante (s) para que possamos fazer um roteiro de acordo com suas necessidades e desejos, evitando assim alterações e possiveis transtornos.
Em períodos de alta temporada, se você perder o passeio por questões de atraso ou por outro motivo semelhante, infelizmente não é possível fazer o reembolso. A não ser no caso de interdição do passeio por questões climáticas, por exemplo, aí é realizada a devolução (caso o pagto tenha sido em cartao o valor da taxa sera descontado). Sendo assim, se perder, você terá que comprar um novo voucher e precisaremos verificar as vagas disponíveis. Como explicamos, nas baixa temporada há uma maior flexibilidade.
No passeios de flutuação ou mergulho, todo o equipamento já está incluso no valor do passeio: Roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara, snorkel ou respirador. Em alguns deles também será fornecido o calçado para a trilha. Não é permitido o uso das nadadeiras nos passeios de flutuação em nascente. Se você já possui máscara, a mesma poderá ser utilizada nestes passeios e nos balneários. Nos balneários a atividade é livre e os equipamentos opcionais podem ser locados direto no atrativo.
Os guias de turismo de Bonito são profissionais preparados para guiá-lo com segurança durante as atividades, credenciados pelo Ministério do Turismo, são especializados em atrativos naturais e vão conduzi-lo na maioria dos passeios. Em períodos de baixa temporada algumas vezes ele irá acompanhá-lo desde a saída da cidade até o retorno. Em períodos de alta temporada a maioria dos guias fica de plantão no passeio, e você ira encontrá-los diretamente lá. Porém de qualquer maneira é necessario efetuar a reserva do passeio conosco.
Todos os passeios possuem limite diário de pessoas estabelecido por uma licença ambiental, por isso recomendamos que a reserva seja efetuada com antecêdencia para garantir as vagas e melhores horários. No período de alta temporada aconselhamos que a reserva seja efetuada com minimo de 04 meses de antecêdencia.
Em Bonito normalmente aparecem no final da tarde ou após uma chuva. No pantanal no período do verão costuma aparecer em maior quantidade, por isso indicamos blusas leves de manga comprida e repelente.
O Ministério da saúde aconselha a vacinação contra Febre Amarela, ela deve ser aplicada dez dias antes de sua viagem, se você nunca foi vacinado.O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina em postos de saúde de todos os municípios do país. Esta vacina é muito segura e protege durante 10 anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de 10 anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção.