1. Blog >
  2. Post

Blog

bw_viajar_para_o_pantanal_01bw_viajar_para_o_pantanal_02bw_viajar_para_o_pantanal_03
27/04/2022

Veja aqui porque viajar para o Pantanal, no Mato Grosso do Sul

O Pantanal é hoje um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas do mundo inteiro. O ecossistema reúne uma biodiversidade única de fauna e flora em cenários surpreendentes, sendo a maior parte no Mato Grosso do Sul. Se você é amante da natureza e quer conhecer um lugar fora do comum, existem motivos de sobra para embarcar nesta viagem!

Imagine encontrar animais silvestres frente a frente, apreciar o melhor pôr do sol do Brasil e ainda experimentar a famosa culinária pantaneira, com peixes, carne de gado ou carneiro e muitos doces regionais.

 

Quem viaja pelo Pantanal se encanta também pela culinária regional. Alguns dos pratos em destaque: arroz de carreteiro, pacú a pantaneira, caldo de piranha, macarrão de comitiva e rapadura de jaracatiá. Foto: Renato Zaar

 

Entre as maneiras para se conhecer o Pantanal, você pode cruzar parte da região de barco (ótima opção para quem gosta de pescar) ou se hospedar em uma pousada e fazer passeio de barco, jipe, a cavalo ou a pé por trilhas. Os principais pontos de apoio para o turismo pantaneiro são Corumbá-MS, Miranda-MS e Aquidauana-MS.

 

Você pode escolher entre contemplação ou pescar nos passeios de barco no Pantanal. É possível admirar a mata ciliar e diversos animais e aves. Foto: Renato Zaar

 

Nosso Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo e não é à toa! O Rio Paraguai e seus 180 afluentes formam grandes áreas pluviais em uma área de fauna e flora de raras belezas. Além de patrimônio nacional brasileiro, ele é reconhecido como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

 

Viajar para o Pantanal é uma experiência incrível para famílias, aventureiros e pescadores. Entre os principais passeios estão as trilhas, cavalgadas e até passeio de chalana pelas águas. Foto: Renato Zaar

 

O bioma possui, aproximadamente, 250 mil quilômetros quadrados. O Mato Grosso do Sul concentra 65% de toda a área do Pantanal, espalhada pelos municípios de Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Miranda e Ladário (essa região é conhecida como Pantanal Sul). A outra parte fica no estado do Mato Grosso e também em terras bolivianas e paraguaias.

É um paraíso para os observadores e os que amam fotografar a fauna e flora, onde vivem pelo menos 4.700 espécies entre animais e plantas. Os animais mais conhecidos são os jacarés, capivaraonça-pintadacervo-do-pantanal e o tuiuiú

 

O Tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal. A ave tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas. Foto: Renato Zaar

 

O roteiro possui estrutura para receber visitantes sem prejudicar o ecossistema e grande parte das hospedagens está preparada para oferecer atrações em qualquer época do ano. Mas por ser uma região muito complexa, a viagem ao Pantanal deve ser muito bem planejada e com antecedência para garantir os melhores passeios.

 

O hotel Pantanal Jungle Lodge oferece vivência pantaneira em safári pelas estradas. Esse passeio pode ser feito durante o dia ou à noite, permitindo o encontro com tamanduás, cervos, lontras, antas e, se estiver com sorte, onças-pintadas. Foto: Renato Zaar

 

É possível hospedar-se na própria cidade de Corumbá-MS e depois seguir em uma expedição num aconchegante barco hotel ou então em hotéis fazenda e pousadas da região de Corumbá-MS, Miranda-MS ou Aquidauana-MS. Você vai encontrar não só uma boa infraestrutura e atendimento, como também atividades que promovem a conscientização ecológica e a preservação da cultura pantaneira. O Pantanal Sul é um destino que vale muito a pena! 

 

Bonito-MS e Pantanal na mesma viagem

Uma dica para quem pretende visitar o Pantanal Sul é aproveitar a viagem para conhecer os encantos de Bonito-MS e Serra da Bodoquena, também no Mato Grosso do Sul, a cerca de 350 quilômetros de Corumbá. Você pode sair pela manhã, aproveitar o dia com os passeios na região do Pantanal em Miranda-MS e chegar ao final da tarde em Bonito-MS. Clique para ver o caminho no Google Maps.

 

Imagem: Reprodução Google Maps

 

A cidade faz jus ao nome e já foi eleita como o melhor destino de ecoturismo do Brasil diversas vezes, por promover a prática de turismo sustentável.

Bonito-MS é conhecida por suas grutas, nascentes de águas cristalinas e passeios de aventura. Entre as atividades em ambientes naturais, a flutuação e o mergulho são as preferidas dos visitantes, em locais como Rio da Prata, Sucuri e Nascente Azul. Mas também há programas para quem curte adrenalina como o Abismo Anhumas e a Boca da Onça Ecotur. Veja o que fazer em Bonito-MS e não perca a oportunidade de unir os dois destinos em uma só viagem!

 

 

Viu só como viajar para o Pantanal com uma “esticadinha” até Bonito-MS pode ser uma experiência incrível? Conte com a Bonito Way para planejar uma viagem tranquila e segura para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: contato@bonitoway.com.br.

 

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis