1. Blog >
  2. Post

Blog

bw_trilhas_da_boca_da_onca_qual_a_melhor_trilha_para_fazer
24/06/2022

Trilhas da Boca da Onça na Serra da Bodoquena, pertinho de Bonito-MS: Qual é a melhor trilha para fazer?

Se você chegou até aqui certamente está pensando em incluir as trilhas da Boca da Onça no roteiro da sua viagem para Bonito-MS, mas ainda não sabe qual é o circuito ideal para fazer por lá. Nesse passeio que fica em Bodoquena-MS (pertinho de Bonito-MS), você vai encontrar algumas das cachoeiras mais lindas da região da Serra da Bodoquena.

Há trilhas mais curtas e outras mais longas, cada uma com tempo de percurso e pontos de visita diferentes. Em comum, todas passam por matas da Fazenda Boca da Onça e visitam nascentes e cachoeiras de águas cristalinas. São 4 opções de trilhas disponíveis para que você possa escolher a que melhor faz sentido para o seu passeio, vamos lá?

 

Trilha Boca da Onça Adventure

A Trilha Adventure é a trilha clássica das cachoeiras da Boca da Onça, por isso também, a mais procurada. Ela tem 4,5 quilômetros e passa por 8 cachoeiras. Porém, somente 4 são liberadas para banho, sendo uma delas a famosa Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura, acredite! 

 

A Cachoeira Boca da Onça leva esse nome por sua formação rochosa que lembra justamente a cara da onça de boca aberta. Fotos: Lucas Ramos Mendes

 

As cachoeiras para contemplação desse roteiro são: as Piscinas da Cotia, Garganta da Arara, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti e a Cachoeira do Fantasma. Já para o banho, você poderá aproveitar a Praia da Boca da Onça, a própria Cachoeira Boca da Onça, o Buraco do Macaco e o Poço do Lontra.

Durante o passeio, o guia vai apresentando as espécies de árvores e os animais silvestres que vivem por ali. Essa, aliás, é uma oportunidade bem bacana para explorar a natureza local. Em alguns momentos é possível parar e tirar belas fotos!

 

A Janela para o Céu é um dos pontos mais famosos para fotos durante a trilha. É um mirante com uma piscina natural de borda infinita com visão para a Serra da Bodoquena. Foto: Boca da Onça Ecotour/Divulgação

 

Além das cachoeiras, você passa pela plataforma de rapel que oferece uma vista deslumbrante do cânion do Rio Salobra e do vale da Serra da Bodoquena.  Dica: se você tem intenção de fazer o rapel, saiba que é possível realizar somente com a opção de Meia Trilha.

 

Para encarar o rapel, é preciso ter mais de 12 anos de idade e ter mais de 45kg. Foto: Alexis Prappas

 

A Trilha Adventure completa é feita em 4 a 5 horas de caminhada, passando por uma escadaria de 866 degraus. O passeio todo inclui acompanhamento do guia, almoço e coletes salva-vidas. 
 

Meia Trilha Adventure

Se você está na dúvida se dará conta de fazer o roteiro todo, essa é uma boa alternativa! Para a Adventure, existem as opções chamadas de “meia trilha”, que são: a Meia Trilha Boca da Onça (conhecendo 2 cachoeiras e a Praia do Salobra) e a Meia Trilha Buraco do Macaco (com visita em 7 cachoeiras, entre elas a incrível Cachoeira do Fantasma e mais 3 pontos de banho). 

São duas trilhas mais curtas com pouco mais de 2 quilômetros e que foram criadas para os visitantes que preferem um passeio "mais light" ou porque não conseguem completar a trilha inteira. Geralmente, são escolhidas por famílias com crianças e idosos. Elas levam à Cachoeira Boca da Onça ou ao Buraco do Macaco.

A meia trilha pode ser combinada com outras atividades no mesmo dia, pois exige menos tempo de caminhada e dura cerca de 2 horas e meia. Inclusive você pode optar por fazer o rapel, o maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros de altura.

 

Antes de iniciar a descida os guias apresentam todas as instruções de segurança. Fotos: Alexis Prappas e Boca da Onça Ecotour/Divulgação

 

A vista lá de cima é de tirar o fôlego para quem curte muita adrenalina! Fique tranquilo: a descida de rapel é segura e acompanhada por um profissional experiente.

 

Vista do alto da plataforma de rapel. O mirante oferece uma visão do cânion do Rio Salobra até a Cachoeira Boca da Onça. Foto: Alexis Prappas

 

Trilha Boca da Onça Discovery

A Trilha Discovery da Boca da Onça é uma versão turbinada da Trilha Adventure, a cara dos aventureiros! É bem mais longa, com mais pontos de visita (alguns de difícil acesso) e paradas para banho, além de durar mais tempo.

A trilha possui pequenas escadas em lugares estratégicos e parte dela é realizada em veículo 4x4 para facilitar o deslocamento. O percurso acaba no início da Trilha Adventure, unindo as duas em um único passeio. 

Portanto, quem faz a Trilha Discovery acaba visitando também todos os pontos da Adventure e mais um outro trecho no Rio Salobra, somando 6,5 quilômetros de caminhada. São 15 paradas entre as melhores cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, sendo 9 delas liberadas para banho. 

Entre os pontos apenas para contemplação você irá encontrar a Cachoeira do Dourado e a Corredeira do Cascudo, dois lugares onde poderá tirar fotos e apreciar toda a beleza do local.

 

A Cachoeira da Fonte é o último ponto da Trilha Discovery disponível para banho. Foto: Boca da Onça Ecotour/Divulgação

 

A Trilha Discovery é mais extensa do que a Adventure e mais exigente em relação ao esforço físico. Para realizar o percurso, é preciso descer uma serra com pontos íngremes e até por isso é considerado um passeio de muita adrenalina. Nada impossível de se fazer, e vale totalmente a pena essa mega experiência na Serra da Bodoquena!

 

 

Veja qual trilha se encaixa no seu perfil e não deixe de incluir as cachoeiras da Boca da Onça no seu roteiro!

Conte com a Bonito Way para reservar os melhores passeios, estadia e tenha as melhores dicas com a nossa equipe, afinal, somos especializados em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: contato@bonitoway.com.br.

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis