1. Blog >
  2. Post

Blog

ParqueZdasZCachoeirasZ-ZMarcusZMoriyamaZ5
05/04/2022

Parque das Cachoeiras em Bonito-MS: uma trilha ecológica com sete quedas

Se você gosta de relaxar, visitar o Parque das Cachoeiras ou Parque das 7 Cachoeiras, como também é conhecido, é aproveitar um dia incrível com banho em cachoeira, piscinas naturais, balneário e tirolesa. O passeio passa por uma trilha com sete cachoeiras, um cenário com belezas naturais de tirar o fôlego!

Para conhecer as cachoeiras do Parque das Cachoeiras em Bonito-MS, é necessário reservar o quanto antes para garantir o seu passeio nos melhores horários. É a oportunidade de curtir uma experiência inesquecível em família.

 

 

O Parque das Cachoeiras fica, em média, a 40 minutos do centro Bonito-MS e o acesso é feito por carro ou transfer. A estrada é praticamente toda pavimentada e o trecho final (de 2,6 km) de estrada de terra é sempre bem conservado.

 

 

Chegando no receptivo, antes de começar, o guia explica como aproveitar melhor o passeio, informações de segurança e disponibiliza colete salva-vidas para quem não sabe nadar. O passeio é feito por uma trilha ecológica que cerca o Rio Mimoso, observando os encantos da fauna e flora locais. São 1.700 metros de percurso sob passarelas suspensas de madeira.

 

 

O circuito de trilhas oferece sete paradas em cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas que formam piscinas naturais com as águas esverdeadas do Rio Mimoso. Em cada cachoeira é disponibilizado tempo para banho ou quem preferir pode apenas contemplar. Tem pedras que dão pé para fazer uma excelente massagem relaxante na queda d’água.

Ao lado do Parque das Cachoeiras está localizada a Estância Mimosa, outro ponto turístico muito procurado e com o qual, pela proximidade, chega a compartilhar algumas de suas cachoeiras. O dia no Parque das Cachoeiras ainda inclui um balneário extremamente convidativo. Um lugar incrível para fazer fotos!

 

 

Essa não é uma atração voltada para quem viaja em busca de esportes radicais. Porém, as belezas naturais formam um cartão postal ao vivo e a cores capazes de emocionar os visitantes.

 

Renove as energias no Parque das Cachoeiras

 

 CACHOEIRA DO MULUNGU 
A Cachoeira Mulungu é a primeira cachoeira da trilha e tem o nome de uma planta típica do Cerrado e da Caatinga da América do Sul, conhecida por suas propriedades calmantes e medicinais. É uma cachoeira de pequeno porte com várias piscinas naturais perfeitas para banho. A profundidade varia de 1 a 2 metros.

 

A primeira cachoeira da trilha é conhecida por suas piscinas naturais e hidromassagens feitas pela água.

 

 CACHOEIRA DA GRUTA 
A segunda cachoeira fica em um ponto de fácil acesso e é ideal para um mergulho rápido. Está localizada no que chamamos de “braço” do Rio Mimoso. Uma piscina natural com profundidade de 2 metros, ótima opção para nadar e fotografar. Leva o nome de Gruta pelas cavidades rochosas, antigas cachoeiras onde o rio teve sua mudança natural de fluxo. Nela, é possível nadar tranquilamente pois não há pedras.

 

A Cachoeira da Gruta revela como as cachoeiras crescem com o passar dos anos por seu tamanho.

 

 CACHOEIRA DO SOL 
A Cachoeira do Sol recebeu este nome porque está localizada em um ponto onde pega sol o dia todo e a incidência da luz produz um efeito colorido (e lindo de se ver!). É uma das cachoeiras mais altas da trilha, com aproximadamente 4 metros de altura e 7 metros de profundidade. 

 

É uma das cachoeiras mais altas da trilha, onde irá presenciar um lindo fenômeno causado pela luz do sol. 
 

 

 CACHOEIRA DO AMOR 
Essa cachoeira tem um encanto especial. É a mais alta e a mais famosa das sete cachoeiras. Tem esse nome por conta de um casal que se conheceu fazendo a trilha, namoraram e, depois disso, ainda casaram na cachoeira. Com uma queda de 7 a 8 metros, na água tem profundidade de 1 a 2 metros onde podemos observar os peixes.

 

Famosa pelo deck em formato de coração que rende lindas fotos, a Cachoeira do Amor já foi palco de vários pedidos de namoro e casamento.

 

 CACHOEIRA DO SINHOZINHO 
A Cachoeira do Sinhozinho ganhou esse nome em homenagem a um curandeiro da região de Bonito-MS, por volta da década de 40, inspirado em Francisco de Paula. Sinhozinho foi perseguido por farmacêuticos da época e muitas vezes preso, mas sempre conseguia escapar misteriosamente, até que foi morto e esquartejado. Dizem que cada parte do corpo dele teria sido jogada nos rios de Bonito-MS.

 

Lendas e natureza se misturam na Cachoeira do Sinhozinho, com quedas ideais para banho.

 

 CACHOEIRA DA FIGUEIRA 
A Cachoeira da Figueira possui centenas de figueiras ao redor, daí vem o seu nome. É a mais rasa entre todas, de meio a 1 metro de profundidade, sendo a mais indicada para todas as idades. Nos anos de 1940 a 1950, ela funcionava como parada para carros de bois que passavam pela região sentido Miranda e Corumbá-MS.

 

Centenas de figueiras parecem se dar as mãos em torno das águas da penúltima cachoeira da trilha.
 

 CACHOEIRA DO SALTO 
Para quem gosta de emoção e adrenalina, a Cachoeira do Salto é a última do percurso e possui uma carretilha para saltar direto no Rio Mimoso, em uma altura de 7 metros. Só é liberado fazer o salto em pé e com os braços juntos ao corpo, numa profundidade de 5 metros.

 

Viva a aventura de pular 7 metros de encontro com as águas, na Cachoeira do Salto em Bonito-MS.

 

Até aqui você percebeu que o Parque das Cachoeiras é uma boa opção para adultos e crianças! Menores de 5 anos de idade não pagam e podem ser tranquilamente carregados pelos pais durante o percurso. Somente há restrições para mulheres grávidas a partir de 20 semanas. 

É importante lembrar que não é permitido a realização da trilha usando chinelos ou calçados abertos, ingerir bebida alcoólica, fumar nem lanchar na trilha. O uso do colete salva-vidas não é obrigatório, mas pode ser sugerido pelo guia.

Ao final do passeio, os visitantes retornam à sede da fazenda para um almoço feito no fogão à lenha com cardápio típico sul-mato-grossense e doces artesanais. E ainda podem descansar no redário enquanto desfrutam da vista da Cachoeira do Amor.

 

 

Ao invés de perguntar se você tem interesse em conhecer o Parque das Cachoeiras, nossa pergunta é: quando você vai conhecer esse parque? Conte com a Bonito Way para planejar uma viagem tranquila e segura para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: contato@bonitoway.com.br.

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis