1. Blog >
  2. Post

Blog

bw_indios_kadiweu_kinikinau_bonito_ms
11/04/2022

Índios Kadiwéu/Kinikinau: uma das reservas mais bem preservadas na região de Bonito-MS

A região de Bonito-MS é um dos destinos do Brasil mais indicados para a prática do Ecoturismo, isso porque a maioria de suas atrações faz parte de programas de preservação. Esse cuidado não existe somente com relação à natureza, mas também em resgatar e preservar a cultura das comunidades que são parte da história do Mato Grosso do Sul. Os índios Kadiwéu são exemplo disso. 

 

Saiba quem são os índios Kadiwéu/Kinikikau

Descendentes dos Guaikuru, os Kadiwéu foram encontrados por colonizadores espanhóis e migraram do Rio Paraguai até aqui. A tribo era conhecida como “índios cavaleiros” devido a seu grande rebanho de cavalos e seu talento para montaria. 

O território habitado hoje pelas tribos fica a oeste dos rios Paraguai e Nabileque, ao norte do rio Naitaka e ao sul do rio Aquidaban. A população indígena é dividida em quatro aldeias: Bodoquena, Campina, Tomázia e São João.

A área em que Cerrado e Pantanal se encontram, no Mato Grosso do Sul, abriga cerca de 3 mil índios em terra demarcada pelo governo.  

 

 

Os índios Kadiwéu são reconhecidos principalmente por sua arte, caracterizada por finos desenhos realizados simetricamente em delicadas linhas feitas com uma mistura de suco de jenipapo com carvão em pó.

 

 

A cerâmica feita pelas mulheres das aldeias também é um grande marco da cultura desse povo, são vasos, potes e pratos muito bem decorados com diversos padrões de cores. A matéria-prima para a confecção das peças geralmente é obtida em barreiros, enquanto os pigmentos usados para colorir as obras são extraídos diretamente da natureza. 

 

 

As tradições que fazem parte do crescimento desse povo, desde os primórdios, são respeitadas até hoje através dos rituais, entre eles a escolha de um novo nome pelos anciões da aldeia quando se perde um parente próximo, a possibilidade de adotar alguém (independente do grau de parentesco) para preencher o vazio deixado pelo familiar falecido e os casamentos arranjados entre famílias amigas. 

Apesar da rica história e seus costumes, as aldeias Kadiwéu estão se modernizando e integrando cada vez mais os índios à sociedade. No final de 2021, foram inauguradas duas escolas estaduais e um centro cultural que irá abrigar os artesanatos feitos pelas mulheres.

 

Viva essa experiência: Tribo Kadiwéu/Kinikinau

O diferencial dos roteiros da Bonito Way através da parceria com a Lobo Guará Aventure é a possibilidade de o visitante visitar a Reserva Indígena Kadiwéu, conhecer sobre essa etnia e adquirir peças artesanais, após uma trilha de 7 quilômetros pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena, conhecendo o Rio Perdido (rio de água cristalina com tons de verde esmeralda) e recebendo informações desde a Guerra do Paraguai à influência dos índios na conquista desse território.

 

 

O Parque possibilita ainda a observação da fauna silvestre e, dependendo do horário, você consegue avistar diferentes tipos de aves e animais.

 

 

Se você precisa de ajuda para planejar sua viagem até Bonito-MS, pode contar com a Bonito Way! Escolha os melhores passeios, estadia e tenha as melhores dicas com a ajuda da nossa equipe, afinal, somos especializados em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: contato@bonitoway.com.br.

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis