1. Blog >
  2. Post

Blog

bonito_way_gruta_sao_mateus_passeio_completo_foto_lucas_ramos_mendes
22/10/2021

Gruta São Mateus: passeio completo para quem quer se conectar com a natureza e com a história

Bonito-MS e região é muito conhecido por seus rios cristalinos, mas há muito mais para explorar por ali. Situadas na incrível Serra da Bodoquena, Bonito, Jardim e Bodoquena fazem parte de uma região lotada de cânions, cavernas e grutas que datam de milhões de anos. Viajar para esses destinos é fazer uma viagem no tempo, pois algumas dessas estruturas datam do período Pré-Cambriano, ou seja, têm mais de 4,6 bilhões de anos de idade.

 

 

Um dos atrativos mais surpreendentes é a Gruta São Mateus. Ela fica pertinho de Bonito-MS, a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade e é um passeio que leva em torno de 2 horas, sendo, assim, uma ótima opção para curtir logo no início da manhã ou no início da tarde. A idade mínima para esse passeio é de 05 anos completos.

Conhecer a Gruta São Mateus é ter uma experiência completa de contato com a natureza e também com a história da região. O passeio começa logo ao chegar no receptivo, onde fica o Museu Cultural Kadiwéu. Lá dentro, os visitantes podem ver de perto animais da região empalhados, itens da cultura Kadiwéu - um dos povos indígenas locais - e ainda objetos históricos que contam a história de Bonito.

 

 

Depois da visita, hora de se dirigir à gruta. Em um pequeno grupo, guiados por um guia especializado e devidamente paramentados, os turistas realizam uma trilha de pouco mais de 300 metros por uma passarela suspensa em meio às copas das árvores, chegando a 150 metros de altura. Não se preocupe se você não tiver muita familiaridade, pois a trilha é bastante segura e bem leve.

 

 

Ao final da trilha, encontra-se a Gruta São Mateus. Em uma abertura singela, mas que guarda uma beleza esplendorosa! Lá dentro, os turistas percorrerão 150 metros, em um passeio contemplativo, entre estalactites, estalagmites e outras formações esculpidas pela natureza há milhões de anos. Como a gruta é seca, é comum encontrar por lá morcegos ou algumas aves, como corujas, que escolheram o local como seu habitat.

 

 

O visual é incrível e o cenário parece ter saído de algum filme de aventura. Ideal para quem quer um belo passeio de contemplação e também para quem tem pouca experiência com esse tipo de atividade, pois o acesso é bastante tranquilo. Dentro da gruta, para facilitar o acesso, há duas escadas com corrimão e iluminação artificial em alguns pontos, o que possibilita poder contemplar toda a beleza do local. O passeio é muito interessante, e o guia de turismo dará todos os detalhes sobre o local, contando diversas histórias e curiosidades sobre a Gruta São Mateus.

 

 

Ao final da visita contemplativa dentro da caverna, o visitante retorna à recepção pela mesma de chegada, em direção ao receptivo. O atrativo conta ainda com banheiros e estacionamento. O caminho até lá é bastante tranquilo e pode ser feito de carro ou com transporte fretado.

 

 

 

 

Não deixe de incluir a Gruta São Mateus à sua vinda a Bonito e região. Conte conosco para organizar seu roteiro. Nós da Bonito Way iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail contato@bonitoway.com.br

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis