1. Blog >
  2. Post

Blog

Festival de Inverno de Bonito 2023 tem data definida e ganha um dia a mais na programação

bw_festival_de_inverno_de_bonito_2023_tem_data_marcada_para_agosto

Prepare-se para curtir 5 dias de muita cultura aqui em Bonito MS, se você está planejando sua viagem para cá em agosto! O Festival de Inverno de Bonito 2023 está confirmado e será realizado entre os dias 23 e 27 de agosto, na Praça da Liberdade. Neste ano com uma novidade: mais um dia na grade de programação. 

O Festival de Inverno de Bonito (FIB) está em sua 22ª edição e é uma festa muito tradicional na região, com atividades totalmente gratuitas: shows, peças teatrais, dança, literatura, moda, artesanato, exposição de artes plásticas e fotografia, gastronomia, oficinas e palestras.

 

Foto: Festival de Inverno de Bonito/Divulgação

 

A data escolhida, de 23 a 27 de agosto, foi alinhada para gerar fluxo de turistas em Bonito MS durante a baixa temporada, assim como aconteceu em 2022. A novidade é que agora serão 5 dias de programação, valorizando as atrações locais e a importância do evento em celebrar a riqueza cultural do Mato Grosso do Sul e do Brasil, atendendo também o pedido de comerciantes, proprietários de pousadas e restaurantes de Bonito MS, segundo a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).

 

Foto: Festival de Inverno de Bonito/Divulgação

 

 Shows 
Iza, Fafá de Belém e Maria Gadú são alguns dos artistas cotados para o Festival de Inverno de Bonito 2023. A programação não foi divulgada até o momento.

 

Foto: Festival de Inverno de Bonito/Divulgação

 

 Outras edições do Festival de Inverno de Bonito 
Em 2022, o festival promoveu 122 atividades culturais e foi sucesso de público e fluxo econômico, com estimativa de 80 mil pessoas nos 4 dias de evento.

O FIB já teve shows de Elza Soares, Ney Matogrosso, Gal Costa, Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Daniel, além de artistas de destaque regional. O festival homenageia figuras que fazem parte da história do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Fique atento e acompanhe com a gente tudo o que o Festival de Inverno de Bonito reserva para este ano!

 

 Atualizado em 24/07: Gilsons, Iza, Emicida e Fafá de Belém são as atrações do Festival de Bonito 2023

A Prefeitura de Bonito MS confirmou a programação oficial dos shows nacionais para o XXII Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 23 a 27 de agosto de 2023. Confira:

  • 23/08 - Fafá de Belém
  • 24/08 - Paulinho Mosck, com participação de Maria Gadú
  • 25/08 - Iza
  • 26/08 - Emicida
  • 27/08 - Trio Parada Dura

Além dos shows, o evento conta com apresentações locais, exposições, teatro e dança. Neste ano, também haverá  um espaço totalmente voltado para as crianças, com shows musicais, oficinas e brincadeiras, que será montado no Centro de Múltiplo Uso (CMU). 

 

 Atualizado em 21/08: FIB começa nesta semana!

A programação completa você pode ver clicando aqui.

 

QUARTA (23/08)
8h
Literatura
Contação de histórias – Contos de brincar & cantar
Eduardo Alcântara Ribeiro e Gabrielle da Silva Barros (Edubrincante e Gabrielle Cantante)
Local: Centro de Educação Infantil Laura Vicuna
Sinopse: Neste espetáculo, o público é convidado a interagir e vivenciar diversas situações cênicas e lúdicas guiadas por divertidas histórias narradas e cantadas, cantigas, adivinhas, parlendas e muitas brincadeiras.

14h30
Circo
Show do Pipokinha – Turma do Pipokinha
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro
Resgatando a magia do circo tradicional, cada vez mais raro de se ver no dia a dia, a Turma do Pipokinha traz para o Festival de Inverno de Bonito um repertório cômico, acrobacias, pirofagia, tecido acrobático e até dança do ventre, o espetáculo pretende encantar adultos e crianças. – Classificação livre

15h
Literatura
Contação de histórias – Contos de brincar & cantar
Eduardo Alcântara Ribeiro e Gabrielle da Silva Barros (Edubrincante e Gabrielle Cantante)
Local: Centro de Educação Infantil Vera Lúcia Figueiredo
Sinopse: Neste espetáculo, o público é convidado a interagir e vivenciar diversas situações cênicas e lúdicas guiadas por divertidas histórias narradas e cantadas, cantigas, adivinhas, parlendas e muitas brincadeiras.

15h30
Música
Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap ,música regional e sertanejo. No primeiro dia da programação quem comanda o palco são os artistas Mariel Flores E Eduardo Sanches na Percussão e na sequência a Banda Mataguéw com Izabelê Sovernigo – Voz, Luiz Lazarott – Bateria, Daniel Campos – Baixo e Francis Maragno -Guitarra.

17h às 21h
CERIMÔNIA DE ABERTURA –
Palco da Praça
Praça da Liberdade

17h
Orquestra
Orquestra Jovem SESC
Palco da Praça
Praça da Liberdade

17h30
Dança
Os Moura Andrades
Cia Storm de Dança
Local: Praça da Liberdade

18h30
Orquestra
Raízes da nossa terra – Tambores de Aço Fundação CSN
Palco da Praça
Praça da Liberdade
19h
Cerimônia de abertura
Local: Palco da Praça

19h30
Circo
Anjos Voadores – Trapézio de voos
Local: Praça da Liberdade

21h
Música
Show Canta Bonito
Palco das Águas

22h30
Música
Fafá de Belém
Palco das Águas

 

QUINTA (24/08)
8h
Literatura
Ricardo Aparecido de Lima
Local: Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira
Sinopse: Mala de Viajante – Carrego na Mala histórias que ouvi, vi e vivi. Contadas, cantadas e brincadas, espalhadas pelos cantos, a quem estiver disposto a ouvir e brincar. “Mala de Viajante” é um projeto em busca da memória cultural afro-indígena, colhendo e plantando histórias, brincadeiras e cantigas da cultura popular, tradicional e ancestral, promovendo a experiência da poesia e o imaginário para crianças pequenas e grandes.

8h
Literatura
Fernanda Reverdito
Local: Escola Municipal João Alves de Arruda
Sinopse: A tataraneta do fundador da cidade, Luiz da Costa Leite Falcão, reuniu diversas memórias familiares dos tempos em que Bonito nem era Bonito. A contação de histórias que realiza é uma apresentação lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito.

9h às 17h
Festival Bonitinho
Local: CMU
O Festival Bonitinho contará com uma série de atividades lúdicas, recreativas e esportivas, numa dobradinha toda especial entre Fundação de Cultura/MS e Fundesporte. Traga os alunos, os amigos e a família para se divertir e se exercitar.
9h às 11h
Futevôlei
Yoga
Beach tênis
Futebol
Trinca de Basquete
Jogos de mesa
Recreação Tobogã

15 às 17h
Vôlei de areia
Futmesa
Chute a gol, lonas de jogos gigantes
Tênis de mesa
Ginástica
Slackline
Jogos de mesa
14h
Literatura
Ricardo Aparecido de Lima
Local: Lounge Literário
Mala de Viajante – Carrego na Mala histórias que ouvi, vi e vivi. Contadas, cantadas e brincadas, espalhadas pelos cantos, a quem estiver disposto a ouvir e brincar. “Mala de Viajante” é um projeto em busca da memória cultural afro-indígena, colhendo e plantando histórias, brincadeiras e cantigas da cultura popular, tradicional e ancestral, promovendo a experiência da poesia e o imaginário para crianças pequenas e grandes.

14h30
Teatro
Manual de Barro II – Concerto a céu aberto para solos de objetos
Arte Riso Cia de Animação
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro
MANUAL DE BARRO II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto, é uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, inspirada no poema “Introdução a Um Caderno de Apontamentos”, um poema em prosa, encenado sem palavras, colocando toda a narrativa a serviço da cena.
18h
Teatro
Local: Assentamento Guaicurus

15h30
Música
Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap ,música regional e sertanejo. Nesta quinta feira a temática do coletivo é “Respirando, Música Liberta” trazendo para o palco a Banda Maraumar com Álvaro Cavalheiro, Márcio Ximenes e Marcos Oliveira e na Sequência Hanna Lopes, voz e violão, acompanhada do baixista Márcio Ximenes e do percussionista Marcos Oliveira.

17h30
Hip Hop
“Timeline: Onde tudo começou – Backstage Of The Soul”
Local: Praça da LIberdade
Timeline (linha do Tempo) é uma performance que conta um pouco de quando tudo começou na Cultura HIP HOP, por meio da dança. Mostrando como era nos anos 1970, época do Boogie Oogie, utilizando passos sociais, passinhos de Flash Back. Conforme a evolução dos nos seguintes, dominando o cenário com a dança Breaking e suas vertentes como Popping: Locking; Power Moves e Saltos mortais entre os anos 1980. Ao comando do Dj fazendo a festa acontecer e contribuindo com sua discotecagem seguindo essa linha do tempo até os anos 2000.

18h
Moda
Desfile dos Expositores da Moda com DJ Keertana
Local: Praça da Liberdade

18h30
Música
Matu Miranda
Palco CMU

19h30
Dança
Guadakan – Cia de Dança do Pantanal
Local: Palco da Praça
Concebido a partir de um mito Guató, o espetáculo une dança contemporânea e orquestra. Diante do mito de Guadakan, a apresentação leva todos a uma reflexão:
No princípio, era a simplicidade. Os antigos aprenderam e passaram a ensinar aos seus que tudo tem um dono no Pantanal, estes são seres não humanos, sobrenaturais ou divinos que devem ser respeitados e exigem uma conduta ética para que ali todos possam viver em equilíbrio com os recursos por eles oferecidos. Quando se quebram regras, punições serão proferidas. No presente, mais de 17 milhões de animais vertebrados foram mortos.

20h
Música
Bala Desejo
Palco CMU

20h30
Teatro
As preciosas
Grupo Casa
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro
Eva, Madalena e Luci são funcionárias da máquina do tempo da humanidade. Elas compõem histórias na tentativa de sincronizar a consciência humana com o período cronológico histórico. Incansáveis, trazem à cena As Preciosas, escritoras anônimas ou esquecidas de Contos de Fadas do sec XVII e XVIII. Muitos dos contos escritos por essas mulheres, chegaram até os tempos atuais, assinados por homens. As Preciosas é um convite ao cultivo, ao resgate e à escuta de obras criadas por mulheres, a qualquer tempo.

21h
Música
Renata Sena
Palco das Águas

22h30
Música
Paulinho Moska e Maria Gadú
Palco das Águas

 

SEXTA (25/08)

8h
Literatura
Ciro Ferreira
(Ciro – Boneco Maneco )
Local: Escola Vitalina Vargas Machado
“Baseado nos livros de Luís Camargo, este trabalho apresenta as seguintes obras literárias: Maneco Caneco, Chapéu de Funil e Panela de Pressão e também contempla textos de Monteiro Lobato. A narrativa é uma brincadeira acumulativa que trabalha com objetos de casa como rodo, cabide, copo e outros, de forma lúdica e dinâmica possibilitando a imaginação e a criatividade no encontro com a ilusão poética entre objetos inanimados e o texto narrado. Na segunda parte o mesmo personagem trabalha com o popular das parlendas, versos, “o que é o que é?” e brincadeiras interagindo entre a contação de histórias e leitura compartilhada tornando a narrativa rica em saberes literários. Luís Camargo, além do popular, trabalha com humor que atrai tanto crianças, jovens e adultos na mesma linguagem de Monteiro Lobato, juntar os dois no mesmo espaço cênico resulta no trabalho oferecido.

8h30m
Literatura
Tatiana de Conto Sangalli
Escola Falcão
Lançamento do livro Uma Mulher À Frente De Seu Tempo, como um instrumento paradidático à professores do ensino fundamental na disciplina de História e Cultura Regional. Lídia Baís, a primeira mulher artista de Campo Grande, na sua última fase de produção, apresenta uma pintura auto referenciada que aborda questões raciais, étnicas e de gênero.

9h
Teatro
Brasil Pequeno
Genifer Gerhardt
Local: Praça da Liberdade
Um espetáculo de Teatro de Bonecos em Miniatura que fala de pessoas que vivem em diferentes regiões do país. Pessoas que Genifer Gerhardt, palhaça e bonequeira, encontrou em viagens pelo Brasil, conhecidas em olhos, ouvidos e afetos. Ao habitar seus bolsos, os bonecos carregam as histórias de cada estar e de cada sentir.

9h
Literatura
Bate Papo Literário
Henrique Medeiros
Local: Escola BCG
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e sua História Literocultural – Instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras representa cultura, literatura e leitura em Mato Grosso do Sul. Sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado, serão apreciadas. Henrique Alberto de Medeiros Filho é poeta e escritor brasileiro nascido em Corumbá, MS. É autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos e biografia; faz parte, ainda, de diversas antologias e coletâneas. Imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é seu atual presidente e ocupa a cadeira de número 10. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho – RJ, é publicitário, jornalista e empresário.

9h às 17h
Festival Bonitinho
Local: CMU
O Festival Bonitinho traz nesta sexta feira mais atividades culturais, esportivas e recreativas, tornando um espaço de diversão e interação para crianças e adultos. Venha se encantar com esse festival que é feito para todos!

9h às 11h
Futevôlei
Yoga
Beach tênis
Futebol
Trinca de Basquete
Jogos de mesa
Recreação Tobogã

9h às 11h30
Brincadeiras com Ruano
Com o objetivo de proporcionar uma vivência lúdica para as crianças que participarão do Festival Bonitinho, Ruano Filartiga, promoverá uma série de brincadeiras, jogos teatrais, resgatando o prazer do brincar. Não só a criançada, mas também os adultos estão convidados para participar.

14h
Cabeção pelo Mundo
Maria Eugenia Tita, dançarina, pesquisadora, desenvolve um trabalho de criação cênica e pesquisa histórica a partir das danças tradicionais brasileiras. Atuando desde seus nove anos em espetáculos de Antonio Nóbrega, circulando pelas linguagens da música, teatro e dança. Numa performance cênica ela traz para o Festival Bonitinho seu personagem Cabeção. Partindo dos passos dos ritmos
tradicionais brasileiros como Frevo, Coco e Cavalo Marinho.

15h
Batucando Histórias

15h às 17h
Vôlei de areia
Futmesa
Chute a gol, lonas de jogos gigantes
Tênis de mesa
Ginástica
Slackline
Jogos de mesa

15h30
Dança
Breaking e suas vertentes

16h
Mundo Bita

10h
Design
Bate Papo com Pirilampos do Planeta
Local: Lounge Literário

Economia Criativa
Roda de Conversa Economia Criativa
Local: Lounge da Gastronomia
Decio Coutinho (Superintendente de Economia Criativa de MS)
Equipe Inspirae
Isabella Montello (Sebrae/MS)
Beatriz Branco (Angí Chocolates)

13h às 20h
LGCTQIAPN+
Bistrô Danse
Local: R. Filinto Müler, 185 – Centro
Um espaço especial para se pensar a pauta Lgbtqiapn+; que trata da inclusão e da diversidade, mas que também fala de arte, de música, e também de resistência. Tem BallRomm e um Cabaré especial para receber a todos numa noite memorável.
13h
WORKSHOP – SAÚDE E VISIBILIDADE TRANS
14h
Abertura oficial do espaço Bistrô Danse,
14h30
Abertura da exposição/vernissage
Banquinho e violão
18h às 20h
Abertura do Cabaré com Set Drag, apresentações de Stand-up e Drag Show

14h30 às 15h30
Cinema
Câmara Municipal de Bonito
Arte Resistência – (Campo Grande/MS, Documentário, 12 min)
Um documentário sobre o dia a dia do artista visual Leonardo Mareco e o processo criativo de seus lambe-lambes que fazem parte da cultura de arte urbana das cidades e é utilizado como forma de expressão artística.
Classificação: 14 anos

Asfalto, Becos e Ruas – (Nova Andradina/MS, Documentário, 11 min)
O filme apresenta – em três viés – a trajetória do artista nova-andradinense Lucas Donaire; ou, como é artisticamente conhecido, 2B. Com uma linguagem documental, a produção explora a atuação do artista nas batalhas de rima, seus traquejos e afinidade com a prática do skate, e a forma com que a escrita (poemas e composições musicais), organicamente, tornou-se parte de sua vida.
Classificação: 14 anos

A Cena das Mina – Mulheres no Rap Sul-Mato-Grossense – (Campo Grande/MS, Documentário, 26 min)
Um documentário que discute o rap com perspectiva de gênero a partir de relatos de quatro rappers de Mato Grosso do Sul: MC Anarandá, indígena da etnia Guarani-Kaiowá; Mel Dias, artista preta e periférica de Campo Grande; Serena MC, a primeira mulher sul-mato-grossense a chegar no Estadual da Batalha de MCs e SoulRa, artista douradense com mais de 40 mil visualizações no YouTube. Suas histórias refletem sobre espaços, conflitos e possibilidades que permeiam o gênero musical no estado e na vida pessoal de cada artista.
Classificação: 14 anos”

14h30
Literatura
Ciro Ferreira
(Ciro – Boneco Maneco)
Local: Lounge Literário
“Baseado nos livros de Luís Camargo, este trabalho apresenta as seguintes obras literárias: Maneco Caneco, Chapéu de Funil e Panela de Pressão e também contempla textos de Monteiro Lobato. A narrativa é uma brincadeira acumulativa que trabalha com objetos de casa como rodo, cabide, copo e outros, de forma lúdica e dinâmica possibilitando a imaginação e a criatividade no encontro com a ilusão poética entre objetos inanimados e o texto narrado. Na segunda parte o mesmo personagem trabalha com o popular das parlendas, versos, “o que é o que é?” E brincadeiras interagindo entre a contação de histórias e leitura compartilhada tornando a narrativa rica em saberes literários. Luís Camargo, além do popular trabalha com humor que atrai tanto crianças, jovens e adultos na mesma linguagem de Monteiro Lobato, juntar os dois no mesmo espaço cênico resulta no trabalho oferecido.

15h30
Música
Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap, música regional e sertanejo. A sexta feira é a vez do coletivo de músicos de Bonito apresentar a temática “O som, dia de funcionar as máquinas” trazendo todo o talento e originalidade de Leonardo Bugalu, voz e violão e Eduan Coelho na bateria. Na sequência vem a Banda ‘’As Máquinas do Seu Antônio com Goga Penha na guitarra, Chicão Xavier no baixo, Alexandre Xavier, voz e Eduan Coelho na bateria.

16h
Literatura
Henrique Medeiros e Samuel Xavier Medeiros
Local: Lounge Literário
Os autores discutem a prosa literária sul-mato-grossense e a história literocultural da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

17h30
Música
Banda Ecoar
Local: Praça do Marambaia
A banda tem o objetivo de unir música e desenvolvimento sustentável da agenda 2030, através de uma narrativa que sugere ações relacionadas às necessidades humanas, estratégias de qualidade de vida, sustentabilidade social, consciência ambiental, redução das desigualdades, produção e consumo responsável. A banda é formada por vocal e instrumental de alunos do curso de música do Sesc Lageado, sob a direção musical de Keyla Brito, tem como Integrantes: Jhemerson Alonso, Thalita Dias, Iasmim Prates, Maria Clara de Oliveira, Rayssa Aranda, Luiz Felipe Lima, Rafael Gonçalves, Herick Festi e Gustavo Nabhan

19h
Dança
Luna de Miel – LaMira Artes Cênicas
Local: Praça do Marambaia
Luna de Miel retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. Nessa jornada vão passar por inúmeras aventuras que nos farão descobrir que o amor e o humor são os melhores antídotos para as dificuldades.

17h
Literatura
Tatiana de Conto Sangalli
Local: Lounge Literário
Lançamento do livro Uma Mulher À Frente De Seu Tempo, como um instrumento paradidático à professores do ensino fundamental na disciplina de História e Cultura Regional. Lídia Baís, a primeira mulher artista de Campo Grande, na sua última fase de produção, apresenta uma pintura auto referenciada que aborda questões raciais, étnicas e de gênero.

17h30
Hip Hop
Coletivo (I)Marginário”
Peripécias Periféricas
Local: Praça da Liberdade
A fim de exaltar a arte e resistência da cultura Hip Hop, proporcionando vida e fôlego à quebrada por meio da dança, música e poesia, o coletivo (I)Marginário, idealizou a performance “Peripécias Periféricas” que une elementos que sustentam a cultura de rua, refletindo a luta intrínseca em viver à margem da sociedade. Pretende-se, então, trazer à tona a perspectiva da marginalidade enquanto lugar produtivo de arte, cultura e resistência.

18h às 20h
Audiovisual
Oficina de Produção de Vídeos de Skate – Aula 1
Frederico de Almeida Campos
Elio Angelo
Cleverson Rojas
Local: CMU
Aulas de análise de vídeos, estudo dos principais filmes de skate da história e de MS, técnica de filmagens, aulas práticas com captação de imagens de skate e edição de vídeo em aplicativos para celular.

18h
Música
Os Gilsons
Local: Palco da Praça

18h30 às 21h
Hip Hop / Live Paint com graffiti
Vermeset
Ravnos Rodrigues
Rafael Mareco
BTN
Local: Praça da LIberdade
Sinopse: Uma intervenção no espaço urbano por meio da arte, fora dos circuitos consagrados e para o povo. Exploram narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços que traduzem as vivências da rua.

19h
Circo
Big Bang – Biolumini
Classificação: Livre
Local: Praça da Liberdade
Inspirado na Teoria do Big Bang, o espetáculo conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Para ilustrar a narrativa, diferentes equipamentos de fogo se combinam com coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas. Os personagens, assim com a história, evoluem e se transformam, revelando a cada cena roupas e acessórios de fogo bambolês, bastões, claves, saias, asas, coroas. A apresentação conta com música ao vivo com instrumentos de percussão.

20h
Música
Dora Sanches
Palco da Praça da Liberdade

20h30
Dança
Silêncio Branco
Ginga Companhia de Dança
Local: Caixa Cênica – Filinto Muller, 1905, Centro
Silêncio Branco busca romper com o mutismo ensurdecedor da sociedade perante as violações sofridas por milhares de mulheres, colocando em cena as mais diversas fases e ciclos de violência impostas ao feminino.

21h
Música
Silveira
Local: Palco das Águas
22h30

Música
IZA
Local: Palco das Águas

 

SÁBADO (26/08)

8h
Literatura
Aurineide Alencar
Local: Praça da Liberdade
A Poetisa cordelista e trovadora da cidade de Dourados/MS declama os cordéis – 700 Luas em cordel, Crendices do MS e no mundo do Pantanal.

9h
Patrimônio Cultural
Alessandro Riquelme Ribeiro
Local: CMU
A vivência em Capoterapia, em forma de dinâmica cultural, convida o público a conhecer técnicas de capoeira aliadas ao bem estar dos idosos. Movimentos simples e lúdicos fazem com que a capoeira seja vista como uma forma de integração e exercício físico para melhor idade.
9h às 18h
Festival Bonitinho
Local: CMU
O Festival Bonitinho veio pra ficar. Com uma programação voltada para toda família, pretende fazer desse sábado um dia memorável. Hoje tem brincadeiras, música e muita diversão. Então prepare-se para mais um dia de Festival Bonitinho!

9h às 11h
Futevôlei
Yoga
Beach tênis
Trinca de Basquete
Jogos de mesa
Recreação Tobogã
Tênis de mesa
Jogos de mesa

15h às 17h
Vôlei de areia
Futmesa
Futebol
Chute a gol, lonas de jogos gigantes
Tênis de mesa
Ginástica
Muytai
Slackline
Skate
Jogos de mesa

9h às 11h e das 13h às 16h
Brincadeiras com Ruano
Com o objetivo de proporcionar uma vivência lúdica para as crianças que participarão do Festival Bonitinho, Ruano Filartiga, promoverá uma série de brincadeiras, jogos teatrais, resgatando o prazer do brincar. Não só a criançada, mas também os adultos estão convidados para participar.

16h
Dança e Coral do Projeto Garoto Cidadão
A bordo do Caminhão Palco da CSN, o corpo de Dança e o Canto Coral do projeto Garoto Cidadão de Bonito participarão do Festival Bonitinho com uma bela apresentação de suas crianças para as crianças e adultos presentes, porque “Transformação social, se faz por meio da expressão cultural”.

17h
Dança Breaking e suas vertentes

18h
Palavra cantada

13h30
Patrimônio Cultural
Brincadeira de Angola – Capoeira
Antônio Marcos Lacerda de Lima (Mestre Liminha)
Local: CMU
“A vivência “Brincadeira de Angola” será conduzida pelo mestre Liminha e um auxiliar, onde será aplicada as técnicas da capoeira de forma lúdica conforme a metodologia “Brincadeira de Angola”, que se baseia em movimentos da capoeira “imitando” movimentos de animais a fim de envolver as crianças participantes. A vivência é feita com músicas de capoeira e do folclore local, os movimentos são simples e divertidos como uma brincadeira propriamente dita, em que a criança sem perceber, está replicando movimentos clássicos da capoeira usados por profissionais em uma roda de capoeira. No “faz-de-conta”, a criança vai agregando aspectos culturais da capoeira e da cultura afro-brasileira, criando memórias afetivas dessa rica expressão artística.

14h30
Teatro
O príncipe poeira e a flor da cor do coração
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Muller, 1905, Centro
Um garoto descobrindo o seu primeiro amor… Uma menina obcecada por uma rosa vermelha… Uma andorinha amarela… Uma escola rígida… e uma criança que nasceu diferente. “O PRÍNCIPE POEIRA E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO” surgiu de um mergulho no universo do escritor e dramaturgo inglês OSCAR WILDE. Inspirado pelo espírito clássico e romântico dos contos “O PRÍNCIPE FELIZ” e “O ROUXINOL E A ROSA”.

15h
Literatura
Aurineide Alencar
Local: Praça da Liberdade
A Poetisa cordelista e trovadora da cidade de Dourados/MS declama os cordéis – 700 Luas em cordel, Crendices do MS e no mundo do Pantanal.

15h30
Música
Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
15h30
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap, música regional e sertanejo. Entre Palcos e Música é a temática do coletivo bonitense que traz todo o talento de Daniela De Oliveira, voz, Josimar Trindade, violão, Eduan Coelho na percussão e na sequência vem a cantora Telma Cordeiro que convida Marcia Cordeiro, voz, Beto Cordeiro, voz, Vitor Lima no acordeon, Josimar Trindade, violão e Eduan Coelho na bateria.

16h às 22h
LGCTQIAPN+
Bistrô Danse
Local: R. Filinto Müler, 185 – Centro
Um espaço especial para se pensar a pauta Lgbtqiapn+; que trata da inclusão e da diversidade, mas que também fala de arte, de música, e também de resistência. Tem BallRomm e um Cabaré especial para receber a todos numa noite memorável.
16h
Atendimento ao público
16h30
BallRoon
18h às 22h
Cabaré – palco, DJ, Banquinho e violão, Drag Show

16h às 17h
Audiovisual
Local: Câmara Municipal de Bonito
Dúdú e o lápis cor da pele
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Classificação: Livre

A coisa tá preta
O média mostra como o racismo – velado e explícito – se manifesta nas mais diversas relações sociais e transforma situações cotidianas em desafios a serem superados por pessoas negras.
Classificação: Livre

16h
Literatura
Fernanda Reverdito
Local: Praça da LIberdade
A tataraneta do fundador da cidade, Luiz da Costa Leite Falcão, reuniu diversas memórias familiares dos tempos em que Bonito nem era Bonito. A contação de histórias que realiza é uma apresentação lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito.

16h
Literatura
Raquel Naveira e Douglas Diegues
Local: Lounge Literário
Os autores conversam sobre suas obras, a influência da fronteira, a linguagem e os caminhos da literatura sul-mato-grossense.

16h
Patrimônio Cultural
Coletivo Capoeira
Local: Praça da Liberdade
A roda tradicional de capoeira será conduzida pelo Contramestre Jardel. Montada com a bateria de instrumentos tradicionais, professores, mestres e alunos se encontrarão para o jogo, vão tocar ladainhas e mostrar seus movimentos e acrobacias distintas dessa arte.

16h às 19h30
Circuito Comunidades
Com uma programação especial, o Festival de Inverno de Bonito chega ao Distrito Águas do Miranda que fica a 70 quilômetros de Bonito. Nessa comunidade vai rolar circo, dança, audiovisual e música.

17h30
Dança
Luna de Miel – LaMira Artes Cênicas
Luna de Miel retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. Nessa jornada vão passar por inúmeras aventuras que nos farão descobrir que o amor e o humor são os melhores antídotos para as dificuldades.

18h30
Audiovisual
Dúdú e o lápis cor da pele
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Classificação: Livre

19h30
Música
Leo Verão

17h
Circo
O Grandioso Mini Cirquin nas Arábias – Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas
Local: Praça da Liberdade
O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo através de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, com ênfase na cultura árabe tão presente em nosso Estado (MS), encantando e divertindo o público.

17h
Gastronomia
Gastronomia Prosa e Sabores
Roda de conversa – prosa e sabores
Local: Lounge Gastronômico
Mediação Chef Paulo Machado
Convidados: Chef Felipe Caran, Chef Juanita e Chef Sylvio Trujillo
Prato: Banda de pacu sem espinhos na crosta de queijo caipira curado; e farofa crocante de Bocaiúva com maracujá.

17h
Literatura
Renan Quinalha
Local: Lounge Literário
Com mediação de Henrique Dias, Renan fará um bate-papo com João spot e Roberta Stefanello, além de lançar o livro “Novas Fronteiras das Histórias Lgbt+ no Brasil”; os artigos deste livro, divididos em três fronteiras (históricas, territoriais e temáticas), expõem as formas pelas quais as pesquisas LGBTI+ avançam e ampliam a compreensão sobre as dissidências de gênero e sexualidade no país.

18h
Teatro
Miragens do asfalto – Teatro Imaginário Maracangalha
Local: Praça da Liberdade
O Teatro Imaginário Maracangalha traz para a cena um espetáculo de rua com vídeo mapping – pesquisa etnográfica itinerante e performativa com base em documentação histórica e memória oral da comunidade de trabalhadores e trabalhadoras da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

18h30 às 21h
Hip Hop / Live Paint com graffiti
Vermeset
Ravnos Rodrigues
Rafael Mareco
BTN
Local: Praça da Liberdade
Uma intervenção no espaço urbano por meio da arte, fora dos circuitos consagrados e para o povo. Exploram narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços que traduzem as vivências da rua.
19h30
Dança
Figural – Maria Eugênia Tita
Local: Palco da Praça
O espetáculo se constrói por meio de um rico vocabulário de movimentos que desencadeia em uma prosa corporal sobre os arquétipos da humanidade. As danças mascaradas somam-se à teatralidade e musicalidade, formando um conjunto de sensações no público: sente-se ora a comicidade e despojamento, ora a solenidade e austeridade.

20h30
Hip Hop
Coletivo Subúrbio
A Rua é o palco!
Local: Praça da Liberdade
Carregado de essência da Cultura Hip Hop e exaltando alguns de seus elementos por meio da performance “A Rua é o palco”, o coletivo fará uma viagem no tempo por meio da música, relembrando a história dessa Cultura, diretamente dos Subúrbios e guetos, originária de pretos e latinos que por meio da arte, encontraram novos rumos para seus destinos. Poesia, rap, batalha de rima, breaking e muita música.

21h
Música
Falange da Rima
Local: Palco das Águas

22h30
Música
Emicida
Local: Palco das Águas

00h30
Música
Juliana Linhares
Local: Palco CMU

 

DOMINGO (27/08)

9h às 17h
Festival Bonitinho
Local: CMU
O último dia do Festival de Inverno de Bonito te convida para sorrir e se exercitar. Hoje tem circo com o New York Cirkus e tem muitas atividades recreativas e esportivas.
9h às 11h
Futevôlei
Yoga
Beach tênis
Trinca de Basquete
Jogos de mesa
Recreação Tobogã
Tênis de mesa
Jogos de mesa

15h às 17h
Vôlei de areia
Futmesa
Futebol
Chute a gol, lonas de jogos gigantes
Tênis de mesa
Ginástica
Muytai
Slackline
Skate
Jogos de mesa

15h às 17h
Audiovisual
Local: Câmara Municipal
“BANHO DE SÃO JOÃO NAS ÁGUAS DO RIO PARAGUAI
O Ritual de dar banho na imagem do São João é um ato de fé e devoção. Acontece há mais de cem anos nas cidades de Corumbá e Ladário, situadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O Documentário Banho de São João nas Águas do Rio Paraguai narra, por meio da voz dos festeiros, a importância dessa festa, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2021. A festa acontece no dia 23 de junho, véspera de São João, quando a água do rio adquire propriedades mágicas.
Classificação: Livre

Anderson
(Brasil, Documentário, 20 min)
Direção/Fotografia/Montagem – Rodrigo R. Meireles
Produção: Abdução Filmes
Elenco: Anderson Henrique, Guilherme Augusto, Mirian Barreto
Sinopse: é um brasileiro de meia idade que tem paralisia cerebral. Ele foi convidado para fazer um curta metragem e só aceitou se o filme não fosse um drama. Ele conta com o companheirismo de seu irmão e a paixão pelo seu time para tentar atingir esse objetivo.
Classificação: Livre

Trindade
(Brasil, Documentário, 28 min)
Direção/Fotografia/Roteiro: Rodrigo R. Meireles
Produção: Abdução Filmes (Marco Antonio Pereira, Marcelo Lin, Rodrigo R. Meireles)
Elenco: Maria Trindade da Costa, Vitória Rodrigues
Sinopse: Trindade ouve os ecos da escravidão desde menina. Agora, é ela quem canta.
Classificação: Livre

15h
Literatura
Contação de Histórias
Guilherme Santos Lemes (Guigas)
Local: Praça da Liberdade
A apresentação tem como personagens principais as figuras saltitantes da beira da lagoa, enaltecendo a cultura da tradição oral, as cantigas e as brincadeiras que aguçam o imaginário e o ser brincante que há em cada de um nós.

15h30
Música
Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap, música regional e sertanejo. Para encerrar a participação do coletivo de músicos de Bonito, o tema da tarde é “Liberdade Na Cabeça, Música No Coração” se apresentam Conexão das Crew, tendo nos vocais Grz/Mc, Php,Doug Dog e Mks e na sequencia quem ocupa o espaço é Criado na voz e violão, João Morel na percussão, Lorena Riquelme, voz e violão e os músicos convidados Rhuan Carlos na voz e violão acompanhado por João Morel na Percussão.

16h
Literatura
Rubênio Silvério Marcelo
Local: Lounge Literário
Os costumes e a linguagem da literatura sul-mato-grossense
A literatura sul-mato-grossense e sua expressão cultural no idioma e costumes, ao longo do tempo, refletem aspectos da nossa identidade local. Essa reflexão sobre estilos da linguagem literária expõe a importância dos escritores do Mato Grosso do Sul para a valorização e a difusão da cultura e tradições do Estado, e para a autoestima e conhecimento da população no tocante a hábitos e história linguística de nossa região.

14h às 19h30
Circuito Comunidades
O Circuito Comunidades chega dessa vez ao Assentamento Guaicurus com alegria, circo, dança, teatro, audiovisual e música.

14h às 16h
Brincadeiras com Ruano
Com o objetivo de proporcionar uma vivência lúdica para as crianças que participarão do Festival Bonitinho, Ruano Filartiga, promoverá uma série de brincadeiras, jogos teatrais, resgatando o prazer do brincar. Não só a criançada, mas também os adultos estão convidados para participar.

16h
Circo
Requebra torto
Cia Apoema
Local: Assentamento Guaicurus

17h
Circo
O Circo Chegou – New York Cirkus
New York Cirkus apresenta um espetáculo genuinamente regional que traz para o palco a magia circense com objetivo de reviver e envolver as crianças, jovens e adultos nesse encantamento. A Família Perez, conhecida por toda sua tradicionalidade vem desta vez, apresentar “ O Circo chegou” que conta com uma trupe de artistas, Palhaço, Malabarista resgatando de maneira lúdica e tradicional o Circo de lona de Mato Grosso do Sul.

18h
Audiovisual
Dúdú e o lápis cor da pele
Local: Assentamento Guaicurus
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Classificação: Livre

19h
Música
Canaroots
Local: Assentamento Guaicurus

17h30
Dança
Luna de miel
Lamira Grupo de Artes Cênicas
Local: Praça da Liberdade
Luna de Miel retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. Nessa jornada vão passar por inúmeras aventuras que nos farão descobrir que o amor e o humor são os melhores antídotos para as dificuldades.

18h
Teatro
Jaity Muro
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Muller, 1905, Centro
Jaity, na língua kaiowá, significa “derrubamos” ou “derrubemos”. O espetáculo/performance Jaity Muro nasce do desejo de uma criação artística intercultural e parte da experiência pessoal de duas mulheres, uma kaiowá e outra não indígena, com a cidade de Dourados/MS, acreditando na premissa feminista de que “o pessoal é político”. As vivências com o espaço/tempo inscritas no corpo das
performers ganham um espaço de elaboração narrativa, e revelam diferenças e semelhanças entre o espaço urbano douradense e o espaço da reserva
indígena.

18h30
Hip Hop
“Cypher Meio Século” – We Love To Rock
Local: Praça da Liberdade
Celebrar os 50 anos de existência da cultura Hip Hop, em um espetáculo que apresenta o conceito de “CYPHER” palavra que vem do alfabeto árabe (sifr ou صفر), e significa zero. No hip-hop, a cypher se originou na dança, mais especificamente no Breaking, com os b-boy e b-girls que dançavam no centro de círculos formados pela galera que assistia.

19h
Dança
O que sinto por você? – Associação Cultural Cia do Mato
Local: Palco da Praça
O espetáculo é resultado do trabalho da Cia do Mato com a bailarina e coreógrafa mineira Rosa Antuña. Por meio de investigações dos corpos e suas narrativas, questões da individualidade são abordadas, evidenciando o corpo social como um organismo completo: por vezes fluido, por vezes em conflito, infixo. Assim, aspectos da ancestralidade são aflorados, de modo a evidenciar histórias enraizadas como meio de respostas para as investigações de quem somos e como existimos, enquanto indivíduos e enquanto corpo social.

20h
Música
Trio Parada Dura
Local: Palco das Águas

 

 

 

Bonito MS é um ótimo lugar para você aproveitar as suas férias ou dias de descanso. Que tal aproveitar a viagem em agosto para curtir o Festival de Inverno de Bonito 2023 e as belezas naturais da região?

Com a nossa ajuda, você reserva os melhores passeios, estadia e tem acesso às melhores dicas. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

Somos uma agência de turismo localizada em Bonito MS, especialista em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.

 

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis