A pandemia de Covid-19 fez com que os planos de viagem de muita gente fossem adiados. Diversos destinos turísticos foram e continuam ainda fechados, porém lugares incríveis como Bonito e região, em Mato Grosso do Sul, já estão de portas abertas para quem está louco de vontade de colocar o pé na estrada, relaxar e curtir a natureza.
Para receber os turistas durante a pandemia, a cidade colocou o cuidado e a saúde de habitantes e visitantes em primeiro lugar. Antes de reabrirem, as empresas passaram por consultorias relativas à biossegurança e adotaram os novos protocolos exigidos. As equipes de passeio e guias turísticos, por exemplo, passaram por treinamentos e capacitação, sendo orientados em como manter a higienização de superfícies, equipamentos e das roupas utilizadas para a realização das atividades.
Na Praia da Figueira, os pacus pretos nadam livremente com os visitantes (crédito: @karlagordilho)
E se você está se sentindo inseguro se vale a pena a viagem a Bonito, saiba que os atrativos estão super estruturados e as equipes são rigorosas nas regras com os turistas. Além disso, a adaptação foi muito tranquila para a maioria das empresas, uma vez que já existiam muitas restrições de controle nos passeios, como limite diário de visitação, grupos pequenos acompanhados com guias especializados e muita higienização.
Ah, só não se esqueça: em Bonito o uso da máscara é obrigatório em todos os lugares como comércio, hotéis, passeios e transportes. Antes de entrar nos locais, o visitante tem sua temperatura corporal aferida. Se ela for superior a 37.9, sua a entrada não é permitida. Além disso, álcool gel também é disponibilizado.
A Boca da Onça é um dos melhores destinos para quem curte cachoeiras. (crédito: Gabriel Sales)
Para te ajudar a saber o que está em funcionamento em Bonito e como os passeios e os restaurantes estão operando, montamos essa lista para você programar o seu roteiro. Confira:
Passeios
(em funcionamento desde 01/07)
Grutas: Gruta de São Miguel e Gruta de São Mateus
Gruta São Mateus: formações calcárias de cair o queixo (crédito: @impulso_aventurero)
Balnéarios: Balneário Nascente Azul, Praia da Figueira, Balneário do Sol, Bosque das Águas, Refúgio da Barra, Jardim Ecopark, Porto da Ilha, Refúgio Canaã
Passeio de Quadriciclos: Rota Zagaia e Trilha Boiadeira
Flutuações: Nascente Azul, Rio Sucuri, Rio da Prata, Barra do Sucuri, Aquário Natural, Lagoa Misteriosa
Flutuação nas águas cristalinas na Barra do Sucuri é uma experiência única. (crédito: Alexis Prappas)
Trilha e Cachoeiras: Fazenda Ceita Corê, Cachoeiras Serra da Bodoquena, Estância Mimosa, Rio do Peixe, Parque das Cachoeiras
Contemplações: Buraco das Araras, Projeto Jibóia, Biopark
Aventuras: Eco Park Porto da Ilha, Mergulho no Rio da Prata, Mergulho na Lagoa Misteriosa
Alguns passeios ainda não estão operando, mas tem previsão de abertura a partir do dia 3 de agosto, como o Abismo Anhumas, a Boca da Onça Ecotur e o Cabanas Aventura (Boia Cross e Arvorismo).
Restaurantes em funcionamento
Espaço Jack: comida caseira com pratos da região e culinária brasileira. Está com capacidade reduzida em 50%. Aberto para almoço, das 11 às 15h, de segunda a domingo.
Turquesa: boa pedida para quem quer saborear petiscos e pratos da culinária árabe, em ambiente tranquilo e artístico. Está com capacidade reduzida em 50%. Aberto das 12 às 20h.
Bonito Divino: comida caseira com opção de Prato do Dia. Aberto para almoço.
Sabor Bonito: opção ideal para quem saborear comida simples, mas com muito sabor. Aberto para almoço.
Marco Velho: comida caseira e regional no sistema à la carte e buffet. Está operando com capacidade reduzida em 50%. Aberto para almoço, das 11 às 14h, de segunda a sábado.
Restaurante Cupim: um ótimo lugar para quem busca saborear carnes grelhadas. Está aberto com capacidade de até 60 pessoas, das 11 às 14 horas, de segunda a domingo.
Toca do Peixe: culinária regional e pantaneira, com variedade de pratos à base de peixes. Aberto para almoço e jantar.
Varandas: comida regional com grande variedade de peixes e carnes. Está operando com capacidade reduzida em 50%. Aberto para almoço das 11 às 14h e para jantar das 17 às 22h, de segunda a sábado.
Vila Rebuá: espaço gastronômico com diversas opções diferentes, como carnes, pizzas, drinks e muito mais. Aberto de terça a domingo, das 18 às 23h.
Casarão: comida caseira no sistema à la carte e buffet, com uma pessoa servindo por vez. Capacidade reduzida em 50%. Aberto de sexta a quarta-feira para almoço e jantar.
Pastel Bonito: gastrobar com espetinhos variados e pastéis com recheios especiais, como o de jacaré. Aberto das 15 às 22h.
Vício da Gula: lanchonete com lanches especiais e doces feitos de frutas regionais. Aberto das 16 às 22h.
Foto: Lucas Ramos Mendes
Restaurante da Juanita: comida regional em sistema à la carte, com destaque para peixes e pratos da terra. Está operando com capacidade reduzida em 50%. Aberto todos os dias das 11 às 14h e das 18h30 às 22h.
Bom, com essa super lista em mãos fica mais fácil você entender como está o funcionamento em Bonito e pensar em um roteiro nota dez! E se você ainda está em dúvida, nossa dica é: avalie se você sente segurança em viajar em um momento como esse. Só viaje se estiver disposto a se cuidar e a cuidar dos outros, sabendo que também vai encontrar gente irresponsável pelo caminho.
A retomada é um momento sensível, mas precisa acontecer em algum momento, Bonito está disposta a viver o novo normal, se adaptando a essa realidade, pelo menos até uma vacina chegar.
—
Somos uma agência de turismo especialista em viagens em Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469- 1186 ou através do e-mail [email protected]!