Bonito-MS é sem dúvida um dos lugares mais espetaculares do Brasil. Os cenários deslumbrantes, a hospitalidade e as atividades turísticas são referência para os amantes do ecoturismo, seja numa viagem individual, em casal ou em amigos/família.
A cidade que, tradicionalmente, acumula bons resultados no turismo, tendo sido premiada diversas vezes como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil, é considerada também uma atração internacional segura.
Bonito (MS) recebeu da World Travel & Tourism Council (WTTC) o certificado internacional “Safe Travel” e está entre os quatro melhores destinos do mundo com segurança durante o turismo na pandemia.
Ao ganhar o selo, o município dá a Mato Grosso do Sul uma grande vitória: o estado tornou-se um dos primeiros no Brasil a conquistar o prêmio. Motivo de orgulho para a região e que pode servir de exemplo a diversos outros destinos.
Selo Internacional Safe Travels
Devido à pandemia, a cidade ficou fechada entre março e junho de 2020. Nesse período, uma força tarefa foi criada para que pudesse retomar suas atividades com segurança. Hotéis, passeios, restaurantes, empresas de transporte e comércio em geral deram o seu melhor – e continuam dando até hoje – para atender aos turistas, colaboradores e moradores com todos os cuidados necessários e cumprindo protocolos de biossegurança.
Os atrativos que, mesmo antes da pandemia, trabalhavam com grupos pequenos, limitaram ainda mais o número de pessoas por passeio. O funcionamento dos bares e restaurantes passou a ser até as 22 horas, com uso obrigatório de máscaras e fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos em todos os estabelecimentos.
A dinâmica nos hotéis também contou com mudanças, desde o momento do check-in e abrangendo todas as áreas comuns e de lazer, sempre preocupados em manter o conforto para os hóspedes, mas com os protocolos em primeiro lugar.
Todo este esforço foi justamente reconhecido pelo Conselho Mundial de Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) com o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, em 2021. Com o selo, Bonito-MS foi reconhecido como um dos 4 destinos mais seguros do mundo. O município aparece ao lado de outros 3 pontos internacionais em Arruda, México e Egito.
A cidade recebeu o selo pois implementou com excelência as medidas de biossegurança, para assegurar a prevenção à Covid, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse processo contou com o apoio do Sebrae, que em parceria com o Sesi/MS e Senac/MS, lançou o programa Bonito Seguro, visando a retomada segura das atividades turísticas no município.
Sistema de Gestão de Segurança (SGS)
A segurança sempre recebeu atenção especial em Bonito-MS, tanto é que, desde 2014, tem sido implementado o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em quase todos os seus principais atrativos: Gruta do Lago Azul e os passeios Balneário do Sol, Balneário Ilha Bonita, Grutas de São Miguel, Nascente Azul, Parque Ecológico Rio Formoso, Cachoeira Boca da Onça, Estância Mimosa e Rio da Prata.
O SGS tem por objetivo a adoção de práticas consagradas de segurança no segmento de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil.
Ao adotar as medidas, as empresas se preparam para as mais diversas situações, conseguindo reduzir ao máximo a probabilidade de acidentes, além de identificar necessidades de melhoria.
Algumas das medidas do SGS são: estabelecimento de procedimentos; capacitação de guias; uso de vestimenta adequada, cinto de segurança, capacete e colete salva-vidas; manutenção e conservação de equipamentos; manutenção de trilhas; cancelamento de operações em situações de risco, etc.
Bonito-MS e região está de braços abertos para receber você, com belezas incríveis e únicas e, claro, com toda a segurança que o período pede. Conte com a Bonito Way para planejar a sua viagem! Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].