1. Blog >
  2. Post

Blog

bw_abismo_anhumas
12/04/2022

3 motivos para conhecer o Abismo Anhumas, em Bonito-MS

Existem razões de sobra para incluir o Abismo Anhumas no roteiro da sua próxima viagem, especialmente se você já vem a Bonito-MS, Pantanal Sul e região.

Além de observar a grandiosidade da natureza e tirar muitas fotos, a visita ao Abismo Anhumas inclui rapel e um passeio de bote inflável, no qual você fica sabendo tudo sobre as incríveis formações rochosas. E para fechar a expedição: uma flutuação na floresta de cones submersos!

 

Lago subterrâneo. Foto: Abismo Anhumas/Divulgação

 

O Abismo Anhumas é um santuário milenar localizado a 23 quilômetros do centro de Bonito-MS. A caverna foi descoberta em 1970 por um peão da fazenda após um incêndio na mata, mas só em 1999 foi aberto para visitação. O atrativo já recebeu mais de 100 mil turistas e nunca registrou acidentes. O passeio possui SGS que é o Sistema de Gestão de Segurança (clique aqui e saiba mais).

O Abismo Anhumas fica bem próximo à Gruta do Lago Azul e também às Grutas de São Miguel. Inclusive você pode conhecer no mesmo dia essas outras cavernas. O ideal é sair com pelo menos 40 minutos de antecedência para não se atrasar para a atividade.
 

 O visual é sem igual 

Olhando de cima é praticamente impossível imaginar que uma pequena fenda no chão abre espaço para a imensidão de uma caverna.

 

Entrada do Abismo Anhumas. Fotos: Um Viajante e Mala de Viagem/Divulgação

 

Nesse passeio, você visita o Abismo Anhumas descendo a caverna por meio de um rapel elétrico de 72 metros de altura desde a entrada até o fundo. É como descer pelas cordas o equivalente a um prédio de 26 andares! E a única maneira de sair da caverna é da mesma forma.

 

Descida de rapel elétrico. Foto: Marcelo Krause

 

A área interna do Abismo Anhumas – conhecida como salão – tem praticamente o tamanho de um campo de futebol. A visibilidade dentro da caverna é um show à parte, já que até os 60 metros se pode ver com muita clareza e nitidez.

 

Interior do salão do Abismo Anhumas. Foto: Márcio Cabral

 

Terminando o rapel, você chega a um deck onde o guia espera para dar todo o apoio e as informações necessárias para continuar o passeio. É dali que sai o bote para uma volta no lago de água cristalina, que chega a atingir 80 metros de profundidade.

 


Passeio de bote inflável. Fotos: Oswaldo Neto (@cinefly) e Destinos Notáveis/Divulgação

 

 Uma verdadeira viagem ao centro da Terra

Caso queira ainda mais aventura, você pode optar entre a flutuação com máscara e snorkel ou o mergulho de cilindro – que vai até 8 metros de profundidade, sem certificação; e para mergulhadores certificados, até 18 metros para abaixo da superfície da água. É como se estivesse em outro mundo!

 

 

A atividade de flutuação começa no dia anterior com o checkpoint, que, traduzido do inglês, quer dizer ponto de controle ou de verificação. Esse treinamento foi criado com o intuito de familiarizar o visitante com os equipamentos e verificar as dificuldades que ele possa enfrentar durante a descida de rapel até o lago, além de avaliar sua condição física. 

O checkpoint é obrigatório e essencial para o sucesso do seu passeio. Ele faz parte da estratégia de segurança e facilita muito a operação no atrativo, pois os visitantes já chegam preparados.

Para fazer a flutuação não é necessário credencial especial e também não precisa saber nadar, pois o equipamento utilizado ajuda a manter a pessoa na superfície da água. A temperatura dentro da caverna é fria e a água fica em torno de 18°, isso porque há pouca incidência de luz em seu interior. 

 

Floresta de cones submersos. Foto: Marcelo Krause

 

Apesar de sentir um pouco de frio no início, flutuar no meio dos vales de cones submersos formados há milhares de anos é uma experiência única!

 

 Você pode ir com toda a sua família

O passeio exige grupos pequenos com até 20 pessoas por dia para a flutuação no Abismo Anhumas e pode ser realizado por adultos e crianças a partir de 11 anos, desde que tenham peso mínimo de 35 kg e estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

O local tem toda sua estrutura adaptada e é referência em acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem das atividades de rapel e flutuação.

 

Acessibilidade em toda estrutura e operação do passeio. Foto: Bruno/Flickr
 

O passeio não tem um horário fixo de operação, diferentemente dos outros atrativos em Bonito-MS. Os horários são determinados pelo time de monitores no checkpoint.

 

Prepare-se para conhecer o Abismo Anhumas

Visitar o Abismo Anhumas é uma atividade que dura algumas horas e, portanto, você precisa se preparar. Como qualquer passeio que envolva atividade física e adrenalina, é importante se alimentar e se hidratar.

 O QUE LEVAR:  O receptivo é bem simples e não há locais próximos para comprar o que comer, por isso procure levar um lanche leve, frutas, barrinha de cereal e água para repor as energias. Para as crianças e para quem for fazer mergulho, recomenda-se o consumo de chocolate antes de entrar na água para ajudar na adequação da temperatura corporal.

 O QUE VESTIR:  Vista-se com roupas confortáveis e calças com tecido maleável (como uma legging), camiseta e agasalho, de preferência com tecidos que permitam a transpiração. Nos pés, o uso de tênis ou botas é obrigatório, com meias compridas para proteger as canelas. Se for entrar na água, não esqueça de levar uma peça íntima para troca e toalhas para se secar.

Todos os equipamentos necessários, como roupa de Neoprene, máscara, snorkel, nadadeiras e coletes para mergulho e flutuação estão inclusos. Vale lembrar que o passeio também oferece seguro contra acidentes.

 

 

Venha se abismar em um dos lugares mais impressionantes que você vai conhecer na vida! Se precisar de mais alguma ajuda para programar o roteiro ideal para você, conte com a Bonito Way. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: contato@bonitoway.com.br.

 

COMPARTILHAR

Leia também

Pesquise no blog

Baixe nosso guia grátis

A gente preparou pra você um e-book gratuito com os 15 melhores locais para visitar e se divertir em Bonito:

baixe nosso guia grátis