Se você chegou até aqui certamente está pensando em incluir as Trilhas da Boca da Onça no roteiro da sua viagem para Bonito MS, mas ainda não sabe qual o percurso ideal para fazer por lá. Nesse passeio que fica em Bodoquena MS, bem pertinho de Bonito MS, você vai encontrar algumas das cachoeiras mais lindas da região da Serra da Bodoquena.
Há trilhas mais curtas e outras mais longas, cada uma com tempo de percurso e pontos de visita diferentes. Em comum, todas passam por matas da Fazenda Boca da Onça e visitam nascentes e cachoeiras de águas cristalinas. São 4 opções de trilhas disponíveis para que você possa escolher a que melhor faz sentido para o seu passeio, vamos lá?
Trilha Boca da Onça Adventure
A Trilha Adventure é a trilha clássica das cachoeiras da Boca da Onça, por isso a mais procurada. Ela tem 4,5 quilômetros e passa por 8 cachoeiras. Mas somente 4 cachoeiras são liberadas para banho, sendo uma delas a famosa Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura, acredite!
A Cachoeira Boca da Onça leva esse nome por sua formação rochosa que lembra justamente a cara da onça de boca aberta. Fotos: Lucas Ramos Mendes
As cachoeiras para contemplação desse roteiro são: as Piscinas da Cotia, Garganta da Arara, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti e a Cachoeira do Fantasma. Já para banho, você poderá aproveitar a Praia da Boca da Onça, a própria Cachoeira Boca da Onça, o Buraco do Macaco e o Poço do Lontra.
Durante o passeio, o guia vai apresentando as espécies de árvores e os animais silvestres que vivem por ali. Essa, aliás, é uma oportunidade bem bacana para explorar a natureza local. Em alguns momentos é possível parar e tirar belas fotos!
A Janela para o Céu é um dos pontos mais famosos para fotos durante a Trilha Adventure. É um mirante com uma piscina natural de borda infinita com visão para a Serra da Bodoquena. Foto: Boca da Onça Ecotour/Divulgação
Além das cachoeiras, você passa pela plataforma de rapel que oferece uma vista deslumbrante do cânion do Rio Salobra e do vale da Serra da Bodoquena. Dica: se você tem intenção de fazer o rapel, saiba que é possível realizar somente com a opção de Meia Trilha.
Para encarar o rapel, é preciso ter mais de 12 anos de idade e mais de 45kg. Foto: Alexis Prappas
A Trilha Adventure completa é feita em 4 a 5 horas de caminhada, passando por uma escadaria de 866 degraus. O passeio todo inclui acompanhamento do guia, almoço e coletes salva-vidas. Veja o combo deste passeio.
Meia Trilha Adventure
Se você está na dúvida se realmente dará conta de fazer o roteiro todo, a meia trilha é uma boa alternativa! Para a Adventure, existem as opções chamadas de “meia trilha”, que são: a Meia Trilha Boca da Onça (conhecendo 2 cachoeiras e a Praia do Salobra) e a Meia Trilha Buraco do Macaco (com visita em 7 cachoeiras, entre elas a incrível Cachoeira do Fantasma e mais 3 pontos para banho).
São duas trilhas mais curtas com pouco mais de 2 quilômetros e que foram criadas para os visitantes que preferem um passeio “mais light” ou porque não conseguem completar a trilha inteira. Geralmente, são escolhidas por famílias com crianças e idosos. Elas levam à Cachoeira Boca da Onça ou ao Buraco do Macaco.
A meia trilha pode ser combinada com outras atividades no mesmo dia, pois exige menos tempo de caminhada e dura cerca de 2 horas e meia. Inclusive você pode optar por fazer o rapel, o maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros de altura.
Os guias apresentam todas as instruções de segurança antes de iniciar a descida. Fotos: Alexis Prappas e Boca da Onça Ecotour/Divulgação
A vista lá de cima é de tirar o fôlego para quem curte adrenalina! Fique tranquilo: a descida de rapel é segura e acompanhada por um profissional experiente.
Vista do alto da plataforma de rapel. O mirante oferece uma visão do cânion do Rio Salobra até a Cachoeira Boca da Onça. Foto: Alexis Prappas
Trilha Boca da Onça Discovery
A Trilha Discovery da Boca da Onça é uma versão turbinada da Trilha Adventure, a cara dos aventureiros! É bem mais longa, com mais pontos de visita (alguns de difícil acesso) e paradas para banho, além de durar mais tempo.
A trilha possui pequenas escadas em lugares estratégicos e parte dela é realizada em veículo 4×4 para facilitar o deslocamento. O percurso acaba no início da Trilha Adventure, unindo as duas em um único passeio.
Portanto, quem faz a Trilha Discovery acaba visitando também todos os pontos da Adventure e mais um outro trecho no Rio Salobra, somando 6,5 quilômetros de caminhada. São 15 paradas entre as melhores cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, sendo 9 delas liberadas para banho.
Os pontos apenas para contemplação são a Cachoeira do Dourado e a Corredeira do Cascudo, dois lugares onde você pode tirar fotos e apreciar toda a beleza do local. Veja o combo deste passeio.
A Cachoeira da Fonte é o último ponto disponível para banho na Trilha Discovery. Foto: Boca da Onça Ecotour/Divulgação
A Trilha Discovery é mais extensa do que a Adventure e mais exigente em relação ao esforço físico. Para realizar o percurso, é preciso descer uma serra com pontos íngremes e até por isso é considerado um passeio de muita adrenalina. Nada impossível de se fazer e vale totalmente a pena essa mega experiência na Serra da Bodoquena!
Veja qual trilha se encaixa no seu perfil e não deixe de incluir as Cachoeiras da Boca da Onça no seu roteiro! Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].
Somos uma agência de turismo localizada em Bonito MS, especialista em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.