O Pantanal Sul é conhecido por sua rica e diversificada culinária, com destaque para os peixes que são encontrados na região. Os peixes são geralmente preparados com temperos como alho, cebola, limão, pimenta e ervas finas, sendo bastante apreciados pelos moradores e visitantes em alguns dos pratos típicos.
Alguns dos peixes mais comuns na culinária pantaneira são:
Pacu: é um peixe de carne branca e saborosa, muito utilizado na culinária do Pantanal. Uma das formas mais populares de se preparar o pacu é assado na brasa, em postas ou filés, acompanhado de arroz, pirão, banana-da-terra frita e salada. Também pode ser utilizado em moquecas e ensopados.
Pacu na brasa com farofa de banana do Juanita Restaurante. Foto: Daniela Filomeno/CNN Brasil
Pintado: é um dos peixes mais conhecidos e apreciados da região. De carne branca e firme, pode ser saboreado em postas grelhado, à urucum (com creme de leite, leite de coco, molho de tomate e mussarela) ou assado na brasa.
Dourado: é um dos peixes mais nobres da região, com carne saborosa e suculenta. É comum ser preparado em postas, assado na brasa ou frito, acompanhado de arroz e salada.
Moqueca pantaneira da Casa do João servida junto de pirão, arroz e farofa. Foto: Divulgação/CNN Brasil
Jaú: é um peixe de carne branca e macia, com poucas espinhas e sabor suave. Pode ser feito em postas ou filés, assado na brasa ou frito. Também pode ser utilizado na preparação de patês, pastéis e bolinhos. É bastante valorizado na culinária do Pantanal por seu tamanho e versatilidade.
Piraputanga: é um peixe de sabor delicado e textura macia, muito apreciado pelos pescadores. A piraputanga é encontrada em rios e riachos da região, podendo ser preparada em postas, assado na brasa ou frita, e servida sem espinhas.
Além desses, são comuns na culinária pantaneira peixes como o traíra, o jundiá, o cachara, a piavuçu e o barbado e tem também o caldo de piranha.
Caldo de piranha pantaneiro. Foto: Divulgação/Ibis
O caldo de piranha é um prato muito tradicional no Pantanal Sul, principalmente em Corumbá-MS. O ensopado é batido com temperos e a carne de piranha. Ele tem origem indígena e pode ser servido como entrada, acompanhado de torradas ou pão de alho, ou como prato principal, acompanhado de arroz branco e salada. É um prato bastante nutritivo e energético, ideal para os dias frios ou após um dia de atividades físicas intensas.
A culinária pantaneira é uma mistura de sabores e influências indígenas, africanas e portuguesas, resultando em pratos únicos. Se você tiver a oportunidade de visitar o Pantanal Sul, não deixe de experimentar nossos pratos típicos à base de peixes frescos e saborosos! Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].
Somos uma agência de turismo localizada em Bonito (MS), especialista em Bonito (MS), Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.