A água de Bonito é potável. A questão é que ela possui grande concentração de carbonato de cálcio, conhecido como calcário, além de magnésio. Por isso não é recomendado que se beba a água dos rios, que é a mesma que abastece a cidade, pois ela é salobra (água que é mais salgada que a água fresca, mas não tão salgada quanto a do mar) e pode provocar azia ou mal-estar para quem não está acostumado.
Nos restaurantes e, principalmente, nas barracas de rua, pergunte sempre se é água de Bonito ou não. O gosto inclusive é um pouco diferente.
E olha só! O calcário é também o segredo das águas cristalinas de Bonito MS, permitindo ver de pertinho a vegetação e várias espécies de peixes, como piraputangas, dourados e pacus.
O calcário tem a propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, desde um pedaço de folha a qualquer objeto. Com isso, o sólido fica mais pesado do que a água e afunda, concentrando-se no fundo do rio. O sólido calcificado fica com a mesma cor da areia, por isso a água permanece tão cristalina.
A grande quantidade de calcário presente nas águas dos rios acontece porque Bonito MS está localizado na Serra da Bodoquena, composta há milhões de anos e formada por um imenso bloco de calcário.
Entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].
Somos uma agência de turismo localizada em Bonito MS, especialista em Bonito MS, Pantanal Sul e região da Serra da Bodoquena. Única empresa com receptivo no aeroporto de Campo Grande com toda a infraestrutura e suporte para atendê-lo desde o momento de sua chegada no Mato Grosso do Sul.