Nesta época do ano, compreendida entre meados de outubro a abril, ocorre um processo de turvamento das águas da Lagoa Misteriosa, cujas águas de tom azul cristalino passam para o verde devido à proliferação natural de algas e o passeio fica interditado para flutuação e mergulho de batismo.
A turbidez das águas está ligada à temperatura ambiente. Quando a média da temperatura diária ultrapassa os 26ºC inicia-se o processo de reprodução das algas. Quando esfria, ocorre a inversão térmica da água e a Lagoa se torna cristalina novamente.
“Este é um processo natural, que ocorre desde meados da década de 70, época também em que a Lagoa foi descoberta, segundo informações dos antigos proprietários do local”, comentou a Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho. Ainda segundo ela o período de água verde impossibilita a realização das atividades de flutuação e batismo. “A camada de algas se concentra na superfície, atrapalhando a visibilidade para o visitante, contudo não impede a realização do mergulho certificado, ou seja, do mergulho básico e avançado, os quais vão até as profundidades de 18 a 25 metros, respectivamente”, ressaltou.
A Lagoa Misteriosa fica aberta para os mergulhadores certificados o ano todo, porém a melhor época para visitá-la é quando as águas estão mais cristalinas, de abril a setembro, atingindo a incrível visibilidade de 40 metros.
Veja fotos dos diferentes períodos:
Enter em contato com nossos agentes para reserva desse passeio e outros:
(67) 3255-1046
[email protected]