Bonito-MS é um destino conhecido por suas lindas paisagens, cachoeiras e flutuações. Mas para quem procura opções que não incluem entrar na água, existem os passeios de gruta e cavernas. As grutas de Bonito-MS garantem um verdadeiro show aos olhos e cada uma delas têm características únicas que conquistam a todos que visitam a região da Serra da Bodoquena.
Os passeios incluem caminhadas e escadarias e geralmente duram cerca de duas horas. Isso faz com que sejam ótimos para quem está com os joelhos em dia!
Além de trazer um toque de aventura para a sua viagem até Bonito-MS, esse tipo de atração permite descobrir um pouco mais da história local. Quer saber quais são as principais grutas de Bonito-MS? Então, continue acompanhando!
Gruta do Lago Azul
A coloração azul da água na Gruta do Lago Azul chega a ser impressionante. Foto: Lucas Ramos Mendes
A Gruta do Lago Azul é o cartão-postal da região e certamente um dos cenários mais belos do Brasil. Ela fica a pouco mais de 30 minutos de Bonito-MS. O passeio é totalmente contemplativo (os visitantes não chegam perto da água) e um lago cristalino de cor azulada te presenteia com toda sua beleza.
As dimensões da Gruta do Lago Azul são tão grandes que meia dúzia de prédios de 4 andares poderiam existir dentro dela e ainda sobraria espaço! Ninguém sabe ao certo a exata profundidade do lago e a origem de suas águas também é um mistério. Isso explica o porquê dessa caverna ser considerada uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
A Gruta do Lago Azul foi tombada como Monumento Natural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fotos: Lucas Ramos Mendes
É um dos passeios mais disputados de Bonito-MS e possui limite diário de visitação, com grupo de no máximo 15 pessoas por vez. Para chegar até o lago, é preciso descer quase 300 degraus. Nas primeiras horas da manhã, o azul das águas fica ainda mais intenso. A caverna é repleta de estalactites e estalagmites.
Gruta do Mimoso
A Gruta do Mimoso chama atenção por seus aspectos naturais e é considerada como uma das cavernas alagadas mais belas do mundo pela comunidade internacional de mergulho em cavernas, segundo o Time de Exploração e Mapeamento de Cavernas Subaquáticas.
Ao contrário da Gruta do Lago Azul, além da contemplação, você pode fazer flutuação no lago de águas cristalinas. A atividade dura em média 1 hora e meia e é permitida para adultos e para crianças a partir de 12 anos de idade. Roupas e equipamentos necessários estão inclusos no passeio.
A Gruta do Mimoso está aberta para contemplação, flutuação e mergulho. Foto: Gruta do Mimoso/Divulgação
O acesso ao interior da Gruta do Mimoso é feito através de uma escadaria com descida de 78 degraus. Na caverna existem três grandes salões e o destaque são as estalactites e estalagmites, com quase 8 metros de altura.
Lembrando que o passeio na Gruta do Mimoso foi inaugurado recentemente (em janeiro de 2022), depois de levar quase 15 anos para concluir o licenciamento ambiental e abrir para a visitação do público. Sem dúvida, vale a pena conhecer!
Gruta de São Miguel
É um passeio maravilhoso e contemplativo. Depois de passar por uma trilha suspensa de 5 metros de altura e 500 metros de distância, você inicia uma descida surpreendente, onde se depara com formações como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides, em um visual único.
A Gruta de São Miguel é uma gruta seca e fica no Parque Ecológico Vale Anhumas, exatamente do lado da Gruta do Lago Azul. É considerada como uma das mais antigas do mundo! Ela é datada do período Pré-Cambriano, ou seja, tem mais de 4,6 bilhões de anos de idade.
Dentro da caverna, os guias contam mais sobre o local e mostram com lanternas os detalhes de uma gruta que foi talhada pela água e pelo tempo. Foto: Gruta de São Miguel/Divulgação
A visitação à Gruta de São Miguel também pode ser feita em dias chuvosos, pois a iluminação interna permite que o turista aproveite tudo independente das condições climáticas. O passeio é recomendado para adultos e crianças a partir de 5 anos de idade.
Gruta Catedral (Antiga Gruta de São Mateus)
A Gruta Catedral (antiga Gruta de São Mateus) é uma das três cavernas que forma o “Complexo de Grutas” de Bonito-MS, junto com as Grutas de São Miguel e a Gruta do Lago Azul. Em seu interior, estalactites, estalagmites e outras formações geológicas imponentes deixam os visitantes surpresos, por isso ficou conhecida como Catedral.
Algumas de suas formações têm até formatos curiosos, como a estalagmite que tem o formato da Torre de Pisa. É como ter a sensação de estar diante de belas obras de arte!
A gruta é seca, ou seja, não possui lago ou presença de água. Na foto acima, observamos a estalagmite que tem o formato da Torre de Pisa. Foto: Gruta de São Mateus/Divulgação
Recomendamos a visita para quem quer um belo passeio de contemplação e também para quem tem pouca experiência com esse tipo de atividade, pois o acesso é bastante tranquilo. É um ótimo passeio para fazer no fim de tarde ou pela manhã.
Abismo Anhumas
A área interna do Abismo Anhumas, conhecida como salão, tem praticamente o tamanho de um campo de futebol. A entrada de luz na caverna torna o visual sem igual. Foto: Márcio Cabral
O Abismo Anhumas é indicado para quem gosta de aventuras. Para chegar no fundo da caverna, é preciso descer por um rapel de 72 metros. A descida é feita com sistema elétrico sem precisar fazer esforço algum, além de ser muito segura e com o uso de equipamentos adequados. Aliás, essa é a única maneira de entrar e sair dali.
Lá embaixo é possível explorar a caverna de três maneiras: em um passeio de bote, fazendo flutuação ou mergulhando com cilindro. O lago de águas cristalinas possui cones de calcário que chegam a atingir 18 metros de altura.
O local tem toda sua estrutura adaptada e é referência em acessibilidade. O passeio pode ser feito por adultos, idosos e crianças a partir de 11 anos de idade. Fotos: Renato Zaar e Destinos Notáveis/Divulgação
Para esse passeio, é obrigatório fazer o treinamento (chamado de checkpoint), que acontece um dia antes. Não é preciso ser profissional ou ter prática com rapel, você receberá todas as instruções.
O Abismo Anhumas fica no mesmo caminho para a Gruta de São Miguel. A aventura vale a pena do começo ao fim, onde você é presenteado com uma experiência surreal.
Os passeios de gruta em Bonito-MS, em geral, são recomendados para adultos, idosos e para crianças com mais de 5 anos de idade. Capacetes são obrigatórios e fornecidos pelos locais.
Gostou de descobrir que o turismo em Bonito-MS vai além das trilhas e cachoeiras? Para conhecer as cavernas e grutas de Bonito-MS e região, planeje sua viagem com a Bonito Way. Entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].