Conheça o Buraco das Araras, um passeio saindo de Bonito-MS

O que você irá encontrar

Você sabia que a maior dolina da América do Sul (e uma das maiores do planeta) fica no Brasil? Isso mesmo. Seja bem-vindo ao Buraco das Araras! Um lugar fantástico para quem quer fotografar e se encantar com a beleza e graciosidade da arara-vermelha.

Se você chegou até aqui procurando por “Parque das Araras”, saiba que o nome correto é Buraco das Araras – “buraco” pela dimensão e formação geológica do local. Visitar o Buraco das Araras é viver uma conexão profunda com a natureza e para contribuir para uma experiência ainda mais completa, o passeio é realizado com guias e monitores especializados, que contam muitas curiosidades e histórias sobre o local. O grupo de passeio é de, no máximo, 10 pessoas.

 

 

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do planeta – formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna –, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, localizado no município de Jardim-MS e a 54 quilômetros da cidade de Bonito-MS.

O passeio de trilha contemplativa é um passeio ao redor da dolina, com percurso de 970 metros. O trajeto passa por dois mirantes e o visitante terá a oportunidade de desfrutar da observação das aves, especialmente da anfitriã – a arara-vermelha.

 

 

As araras-vermelhas são as grandes estrelas do lugar. Ali, vivem cerca de 50 casais de araras, porém algumas só aparecem em períodos de reprodução. Não é permitido alimentar, prender ou fazer qualquer tipo de coisa que interfira no ecossistema do local. 

As araras vivem livres e soltas, seguindo seu próprio instinto para se abrigar, comer e se reproduzir. Elas voam para lá e para cá, em um espetáculo incrível, enquanto cuidam de seus ninhos. Algumas chegam a fazer revoadas em grupos, o que é de encher os olhos!

 

 

O percurso da trilha, incluindo as pausas para observação, não passa muito de 40 minutos. Você pode reservar 1 hora para o passeio, assim aproveita para conhecer a lojinha do receptivo e descansar na área de convivência antes de cair na estrada de novo. Um ótimo atrativo para você incluir no seu roteiro depois da visita ao Buraco das Araras é a Flutuação no Rio da Prata ou o Balneário Jardim Ecopark, também localizados em Jardim-MS.

 

Seu Modesto

Além da arara-vermelha, você vai conhecer no passeio o Seu Modesto, uma figura sem igual. Fala com sotaque do interior, com uns “r” a mais e a menos. Todos os dias, ele aguarda os turistas para uma boa prosa sobre seus famosos causos e aguça ainda mais a curiosidade dos visitantes que querem aprender sobre a vida de fazenda e conhecer as suas “façanhas”.

Seu Modesto é filho de uma família gaúcha que decidiu mudar para o Mato Grosso do Sul, no município de Jardim-MS, próximo a Bonito-MS. Para sua surpresa, ele descobriu na fazenda – com nome de “Fazenda da Alegria” – um enorme buraco no meio da mata. 

Na verdade, ele diz que deu muito trabalho construir o Buraco das Araras. Começou com seu bisavô, que deu as primeiras enxadadas para procurar água na fazenda. Logo depois, a “obra” passou para seu avô, que repassou ao seu pai, até chegar nele. Seu Modesto conta que atingiu a profundidade de 100 metros e achou água, onde fica o Buraco das Araras. Atualmente, o lugar é uma das principais atrações para quem viaja para Bonito-MS, Pantanal Sul e região.

 

 

 

Venha compartilhar de uma experiência única ao visitar a maior dolina da América do Sul, em Bonito-MS e região. Se precisar de ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Bonito Way! Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

Tags

Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook