Conheça as estalactites e estalagmites das grutas e cavernas de Bonito-MS

O que você irá encontrar

Em Bonito você terá grandes aprendizados sobre espeleologia, ciência que estuda cavernas naturais e outros fenômenos cársticos. Devido à formação de rochas calcárias, essa região é uma das três maiores áreas com presença de cavernas no Brasil, com mais de duzentas cavidades entre os municípios de Bodoquena-MS, Jardim-MS e Bonito-MS, formando um importante centro espeleológico no país.

Ao visitar os passeios da Gruta do Lago Azul, a Grutas de São Miguel, a Gruta São Mateus e o Abismo Anhumas, você vai ouvir falar de estalagmites e estalactites. Entenda o que são:

São as formações minerais mais fáceis de serem encontradas em cavernas. As estalactites pendem do teto na forma de cones pontudos. Já as estalagmites têm aspecto parecido, mas crescem no sentido contrário, debaixo pra cima. Ambas surgem porque as rochas calcárias das regiões de cavernas costumam ser bastante solúveis – ou seja, facilmente dissolvidas pela água. Infiltrando-se pelas fendas do terreno, a água da chuva ou dos rios penetra no subsolo. No caminho, carrega consigo o calcário dissolvido das rochas. No teto das grutas, essa água começa a gotejar, formando lentamente uma espécie de canudo com os fragmentos de minerais que carrega.

Estalactites na Gruta do Lago Azul em Bonito-MS. Foto: Viviane Camacho/Pexels

 

Quando esse canudo entope, os resíduos se acumulam na base, que se alarga, dando à formação a aparência de um cone, típica das estalactites. No chão, logo abaixo delas, surgem as estalagmites. A água que escorre do teto acumula minerais no solo, criando outra escultura que cresce em direção à estalactite.

 

Estalactites e estalagmites na Gruta de São Miguel. Foto: Dovulgação

 

Se o pinga-pinga continuar, a tendência é que os dois blocos se juntem numa só coluna. Essa união, é claro, não acontece do dia para a noite. Além de serem um cenário de rara beleza, as cavernas esculpidas pela água gotejante guardam a história do clima na região. 

 

Junção das estalactites e estalagmites na Gruta de São Mateus. Foto: Lucas Ramos Mendes

 

 

Quando estiver em Bonito-MS aprecie essas belezas esculpidas pela natureza e imagine a quanto tempo elas estão sendo formadas, gota à gota d’água. Impressionante, não é?

 

Tags

Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook