Saiba como é visitar a Gruta de São Mateus em Bonito MS

O que você irá encontrar

Visitar a Gruta de São Mateus é como ter a sensação de estar diante de belas obras de arte! A propósito, ela é famosa porque suas formações lembram o visual arquitetônico das catedrais góticas, só que esculpidas pela natureza. Um passeio completo, com muito aprendizado e em meio a natureza e árvores centenárias. Vamos conhecer?

A Gruta de São Mateus é uma das cavernas que formam o Complexo de Grutas de Bonito MS, junto com a Gruta de São Miguel e a Gruta do Lago Azul. Ela fica a poucos minutos do centro da cidade, num trajeto de 4 quilômetros.

 

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

O ponto de partida é no Museu Kadiwéu (que fica no próprio receptivo), um espaço com relíquias e peças indígenas e animais empalhados que contam a história da região. Há, inclusive, o museu do automóvel para os fãs de carros antigos. Não deixe de passar por lá!

 

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

Saindo do Museu Kadiwéu, no último andar do casarão, o grupo atravessa uma passarela suspensa de 5 metros de altura e 15 metros de extensão para uma área na mata. Em seguida, há uma trilha tranquila de 320 metros até a entrada da Gruta de São Mateus. Observe pássaros e outros animais (principalmente os macacos pregos que estão sempre por ali) em meio à vegetação do Cerrado, que tem vista privilegiada de Bonito MS pela copa das árvores. 

 

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

A Gruta de São Mateus possui formação de rochas que lembram a arquitetura gótica das catedrais medievais, por isso ela ficou conhecida como Catedral. Esta é uma gruta seca, ou seja, não possui lago ou presença de água. Todos devem estar com os equipamentos de segurança, que são: capacetes, toucas, luvas e lanternas especiais.

 

Fotos: Gruta de São Mateus/Facebook e Lucas Ramos Mendes

 

Dentro da gruta, é possível fazer diversas paradas para contemplar e aprender mais sobre as formações espeleológicas, como as estalactites, estalagmites, corais, cortinas e colunas, que se moldaram há milhares de anos. Ainda que a caverna tenha iluminação artificial, você recebe uma lanterna especial que ajuda na observação.

Algumas de suas formações têm até formatos curiosos, como a estalagmite que tem o formato da Torre de Pisa. O cenário é encantador e proporciona fotos incríveis!

 

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

O passeio da Gruta de São Mateus é ideal para quem busca um belo passeio de contemplação e para quem tem pouca experiência com esse tipo de atividade, pois o acesso é bastante tranquilo. As trilhas são leves, seguras, sempre acompanhadas por um guia experiente e podem ser feitas por crianças a partir de 5 anos de idade. Só não é recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção e gestantes.

O tempo de visitação é de aproximadamente 1h20. É um ótimo passeio para fazer à tarde ou logo pela manhã. Você consegue fazer facilmente no mesmo dia o passeio das Grutas de São Miguel, passeio de bote no Rio Formoso ou até mesmo a flutuação na Nascente do Rio Sucuri, pois a Gruta de São Mateus fica a menos de 20 minutos de carro do centrinho de Bonito MS. 

 

 

Para desfrutar dessa experiência encantadora, reserve seu passeio com a gente! Iremos te ajudar a escolher os melhores passeios, estadia e tenha as melhores dicas com a ajuda da nossa equipe, afinal, somos especializados em viagens para Bonito MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].

 

 

Tags

Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook