No Pantanal é muito comum avistar as famosas Comitivas Pantaneiras passando entre as estradas e áreas alagadas. Mas, você sabe o que são as comitivas? Essa atividade virou até atrativo turístico!
O Mato Grosso do Sul sempre esteve ligado à pecuária e manejo do gado, principalmente porque o ciclo das águas define o movimento da vida na região. Comitiva é como o gado é levado até as partes mais altas do Pantanal para que possa sobreviver às épocas de cheias.
Com o vai e vem das águas, o homem do Pantanal criou as comitivas para transportar os bois em períodos de cheia e também de estiagem. Foto: Renato Zaar
Se você é amante da novela Pantanal, provavelmente já viu os personagens Joventino e José Leôncio em comitiva, ainda nos primeiros capítulos. Os peões de comitivas viajavam em tropa entregando gado de um lugar para o outro. Inclusive, é em uma comitiva que José Leôncio foi criado pelo pai, que era um peão de comitiva.
José Leôncio em comitiva na novela Pantanal. Foto: Reprodução/Globo
Desde os primórdios, os peões a cavalo se dividem e vão guiando a boiada, passando por estradas e fazendas até chegar ao destino. O transporte segue exclusivamente a pé até hoje em algumas fazendas, onde os veículos não conseguem acessar, mantendo vivos a tradição e os costumes sul-mato-grossenses.
O peão de boiadeiro percorria léguas e mais léguas durante dias e até meses, conduzindo o gado e vivendo toda a sorte de aventuras nas estradas do Pantanal. Foto: Renato Zaar
Por percorrerem áreas sem acesso a restaurantes, um dos homens se responsabilizava pelas refeições: o chamado “cozinheiro da comitiva”, que ia na frente abrindo caminho para montar o acampamento e esperar o grupo com os sabores regionais.
O cozinheiro saía mais cedo que os demais integrantes para montar o acampamento. Um dos pratos típicos servidos, o macarrão de comitiva ou macarrão pantaneiro é uma variação do arroz carreteiro e leva carne-de-sol. Foto: Registros do livro “Viagem a bordo das comitivas pantaneiras”
A comida era feita no fogo de chão (chamado de “trempe”), com temperos como cebola, alho, óleo e sal. Ao lado do fogo, dispunha-se as bruacas, que eram caixas em couro de boi usadas para armazenar a comida e os utensílios para cozinhar. O cardápio de uma comitiva tinha comidas fáceis de transportar e preparar, como arroz carreteiro, feijão gordo, mandioca, charque e o macarrão de comitiva.
E esse é um passeio que pode ser feito em grupo ou em família, em uma experiência que proporciona a vivência da lida do homem pantaneiro, interagindo com uma comitiva de verdade. Acompanhe!
Já imaginou viver uma experiência de comitiva pantaneira?
Subir no seu cavalo, ajudar os peões a conduzir o gado por estradas de chão pelas fazendas do Pantanal, almoçar num típico acampamento de comitiva e depois descansar na rede. É essa experiência que você terá conosco.
O roteiro atende grupos de no mínimo 6 e no máximo 15 pessoas. Foto: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
O passeio conta com day use completo para se aventurar como um verdadeiro peão na Fazenda Hi Fish em Miranda-MS, localizada a 130 quilômetros de Bonito-MS. O visitante participa de uma cavalgada em trilha feita, na maior parte do percurso, à sombra das árvores e às margens do Córrego Agachi.
Uma imersão na cultura do legítimo homem pantaneiro. Todo o percurso da comitiva é acompanhado por um monitor/instrutor. Foto: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
O caminho todo é marcado pelas emoções, pelo estalo do reio, pela música regional e pela história de um lugar que foi palco da Guerra do Paraguai. Os visitantes irão cavalgar no lombo de um belo cavalo pantaneiro, junto com os peões e seus “causos”. Um percurso repleto de manifestações culturais e com diversas surpresas pelo caminho.
De longe, o som grave anuncia a presença do berrante, que quando é tocado emociona e conduz a boiada cruzando rios, e até pela rodovia quando é preciso.
A típica comida de comitiva é servida durante o passeio na Fazenda. Assim como antigamente, é uma refeição de “rapar o prato”. Foto: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
Umas das paradas é feita para a famosa “comida de comitiva”, preparada no fogão à lenha improvisado. Arroz carreteiro, feijão gordo, ovo frito, mandioca, torresminho de peixe, costelinha de pacú e salada são alguns dos deliciosos pratos servidos, além do cafezinho. Você não pode deixar de provar!
A organização e preparação da comida nas tradicionais comitivas seguem alguns rituais a serem obedecidos, sob pena de o peão que desrespeitá-los pagar um “castigo” em forma de brincadeira. Por exemplo: os peões não poderão tirar o chapéu na hora de se servir das panelas, sob pena de terem que pagar prenda, que neste caso será uma galinha. Foto: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
Depois do almoço, é possível tirar uma sesta (o mesmo que soneca) e ainda tem visita ao Museu da Cerâmica Santa Cecília para conhecer fatos e fotografias que retratam a história da Fazenda.
O museu também guarda equipamentos antigos utilizados nas comitivas da região. Ele foi construído numa olaria, que existia na fazenda. Fotos: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
As comitivas pantaneiras oferecem aos participantes um passeio inesquecível em total sintonia com a natureza em pleno Pantanal brasileiro, pois valoriza a tradição e o modo de vida simples do homem, além da culinária típica da região.
Toda a logística, segurança e estruturas necessárias são muito bem planejadas para que o turista tenha o máximo de suporte e conforto durante a vivência na comitiva. Clique para reservar o passeio.
Crianças também podem participar da comitiva pantaneira, desde que estejam acompanhadas pelos pais e tenham idade mínima de 8 anos para a cavalgada. Fotos: Fazenda Hi Fish Tour/Divulgação
QUEM PODE FAZER O PASSEIO: Este é um passeio para a família inteira. Adultos em bom estado de saúde (sem gripes), experientes ou não em cavalgar, e crianças a partir de 12 anos de idade (para o day use completo).
Quer viver um dia de peão participando de uma verdadeira comitiva pantaneira? Então entre em contato com a Bonito Way!
Iremos te ajudar a reservar os melhores passeios, estadia e tenha as melhores dicas com a ajuda da nossa equipe, afinal, somos especializados em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou e-mail: [email protected].