O ecoturismo é a modalidade ideal para as pessoas que buscam fazer uma viagem na qual possam explorar e conhecer a natureza, sempre de maneira consciente e respeitando o meio ambiente. Para quem ama esse tipo de passeio, o Brasil é um prato cheio! Conhecido no mundo todo por suas belezas naturais, o país é um dos destinos mais completos nesse segmento.
Uma boa pedida para quem curte fazer ecoturismo é explorar grutas e cavernas. Isso porque esse tipo de passeio normalmente mescla vários tipos de atividades, como trilha, rapel, mergulho, flutuação e outros. O Brasil tem hoje mais de 6500 cavernas catalogadas, mas estima-se que existam cerca de 80 mil!
Além de serem cenários incríveis, as cavernas e grutas abrigam uma grande diversidade natural, além de nascentes de rios e cachoeiras. Que tal conhecer algumas delas em suas próximas férias? Para te ajudar, listamos 8 cavernas e grutas que valem a pena conhecer em todo o Brasil. Confira:
A GRUTA DO LAGO AZUL A poucos quilômetros de Bonito, em Mato Grosso do Sul está a Gruta do Lago Azul, um dos cartões-postais da região e certamente um dos cenários mais belos do Brasil. O passeio é totalmente contemplativo e o local é tão importante que foi tombado como Monumento Natural, em 1978, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para chegar até o lago, é necessário descer quase 300 degraus, mas não se preocupe, a recompensa vale a pena. Ao chegar ao destino, um lago cristalino de cor azulada te presenteia com toda sua beleza. A cor que o torna famoso se deve a uma combinação de fatores, como a localização da gruta e a presença de minerais em seu fundo. Nas primeiras horas da manhã, o azul fica ainda mais intenso, e fora do horário de visitação não é mais possível ver essa coloração. Entre dezembro e o início de janeiro o azul é ainda mais forte. Além da beleza do Lago Azul, a caverna é repleta de estalactites e estalagmites e o local tem algumas características curiosas. Ninguém sabe ao certo a exata profundidade do lago e a origem de suas águas também é um mistério. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo que o alimenta.
Gruta do Lago Azul – Foto: @vivernomundo e Lucas Ramos Mendes
GRUTA DE SÃO MIGUEL Localizada em Bonito-MS, a Gruta de São Miguel é um passeio maravilhoso e contemplativo. Ele se inicia com uma trilha suspensa com 5 metros de altura e 500 metros de distância, passando por dois mirantes, para contemplar a morraria e a vegetação local, em uma paisagem de tirar o fôlego! Depois é hora de começar a entrada ao interior da caverna. Lá dentro, você vai se surpreender com a beleza das formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides, em um visual único. Visitar a Gruta de São Miguel é fazer uma viagem no tempo. Ela é datada do período Pré-Cambriano, ou seja, tem mais de 4,6 bilhões de anos de idade. Incrível, não é mesmo?
Gruta São Miguel – Fotos: Divulgação
GRUTA DE SÃO MATEUS Outro passeio incrível pertinho de Bonito-MS. Para chegar até ela os turistas percorrem uma trilha suspensa com 5 metros de altura e 15 metros de extensão e depois caminham mais quase 300 metros pela mata até chegar à cavidade onde se inicia a visitação ao interior da gruta. Em seu interior, estalactites, estalagmites e outras formações geológicas deixam os visitantes surpresos com um visual diferente de tudo que já se viu antes. Algumas delas, até têm formatos curiosos, como a estalagmite que tem o formato da Torre de Pisa. O visual é incrível, em um cenário que parece ter saído de algum filme de aventura. Ideal para quem quer um belo passeio de contemplação e também para quem tem pouca experiência com esse tipo de atividade, pois o acesso é bastante tranquilo.
Gruta São Mateus – Fotos: Divulgação
ABISMO ANHUMAS Se você busca um passeio completo, o Abismo Anhumas, em Bonito-MS, é uma ótima opção. O local foi descoberto apenas em 1970, quando encontraram a fenda que dá origem ao atrativo. Descendo dali, um abismo de 72 metros de altura foi encontrado, entre formações calcárias que encontram um lago de águas cristalinas. Um visual surpreendente, que ganha novos tons com os raios do sol que chegam até lá. Para descer, é preciso fazer rapel. Mas não se preocupe, a descida é feita com sistema elétrico que te permite descer sem precisar fazer esforço algum, além de ser muito seguro, com todos os equipamentos de proteção e acompanhamento de instrutores. Ao chegar lá embaixo, a recompensa: um belíssimo lago! É possível explorá-lo de três maneiras, em um passeio de bote, fazendo flutuação ou mergulhando com cilindro. Esse passeio é inesquecível, pois as águas cristalinas chegam a ter 80 metros de profundidade e até 60 metros de visibilidade.
Abismo Anhumas – Fotos: Nicolas Carrelo
POÇO ENCANTADO Localizado na Chapada Diamantina, Bahia, o Poço Encantado é um passeio imperdível. O destaque fica para o visual: a luz que entra pela abertura da gruta faz uma curva na cor azul, em um fenômeno ótico de cair o queixo. O facho ultrapassa a água da lagoa que é tão transparente que fica até difícil saber em qual momento o raio solar ultrapassa a superfície. Mas é preciso se ligar: o fenômeno não ocorre o ano todo. Os melhores meses para se observar são de abril a setembro, entre as 10 e 13h30. Isso porque nesse período a posição do sol permite a entrada da luz. Para chegar ao Poço Encantado, o visitante começa uma descida por uma escada e depois pela rocha onde está a entrada da gruta, que tem mais de 60 metros de profundidade. Esse é um passeio de contemplação. Não é permitido nadar nas águas do Poço Encantado, mas o destino permite um contato extremo com a natureza. Vale muito a pena conhecer!
Poço Encantado – Fotos: Divulgação
GRUTA REI DO MATO A 68 quilômetros de Belo Horizonte está a Gruta Rei do Mato, uma das maiores de Minas Gerais. Contam que esse nome é em homenagem a um homem eremita que por anos morou sozinho dentro daquela caverna. A Gruta é grandiosa e formada por diversos salões e galerias. São 998 metros de extensão, mas apenas 220 deles são visitáveis, por meio de passarelas e escadarias. Sua profundidade é de 30 metros e ela é formada por estalagmite e estalactite raras em todo o mundo. Vale a pena ficar de olho, pois algumas formações fazem formatos curiosos, como a Sorvetão e a Cabeça de Leão. Ao lado da Rei do Mato, fica a Grutinha, onde é possível conferir pinturas rupestres com mais de 6 mil anos de existência.
Gruta Rei do Mato – Fotos: Divulgação
CAVERNA DO MORRO PRETO Se você ama conhecer cavernas, precisa incluir o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) aos seus destinos de viagem. Localizado no interior de São Paulo, o parque abriga mais de 350 cavernas. Uma das mais conhecidas é a Caverna do Morro Preto. Nela foram encontrados vestígios que mostram que ela serviu de abrigo aos nossos antepassados. É uma caverna de fácil acesso, portanto, uma boa pedida para quem não tem muita experiência com esse tipo de passeio, mas quer se encantar com formações geológicas que datam de milhares de anos.
Caverna do Morro Preto – Fotos: Divulgação
GRUTA DO AMOR Que tal conhecer uma gruta à beira mar? A Gruta do Amor fica no Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro. Uma lenda diz que o local tem poderes de tornar o amor eterno. De acordo com os antigos moradores, os casais que se beijam dentro da gruta, ficarão para sempre juntos! Mas mais do que a magia do lugar, a beleza é o que encanta. Sua entrada fica em uma rocha e lá dentro há diversos bancos de areia de onde é possível avistar o mar azul e a Ilha do Farol. Para chegar lá, em dias de maré baixa, é possível ir caminhando pela areia, mas se a maré estiver alta, o acesso só é possível por barco.
Gruta do Amor – Fotos: Divulgação
Agora que você já conhece algumas das cavernas e grutas mais incríveis do Brasil, que tal colocar em prática esses passeios? Se você quiser se jogar nas cavernas e grutas de Bonito-MS e região, conte com a Bonito Way para planejar sua próxima viagem e organizar um roteiro especial e inesquecível! Fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail [email protected]