10 lugares com fotos incríveis que vão te convencer de que Bonito-MS e região é o seu próximo destino de férias

O que você irá encontrar

Se você é apaixonado pela natureza e sobretudo por belíssimas paisagens, precisa colocar Bonito-MS e região nos seus planos de viagem. Um dos lugares mais paradisíacos do Brasil mistura as belezas do Cerrado Brasileiro com sua fauna rica e sua flora colorida, e às águas cristalinas dos rios que cortam a região, isso sem contar as maravilhosas cachoeiras que deixam os cenários ainda mais especiais.

Para mostrar para você um pouquinho dessa beleza, convidamos alguns fotógrafos apaixonados por Bonito-MS e região a dividirem conosco alguns de seus cliques e nos ajudarem a compor um roteiro com alguns dos atrativos deste destino tão especial.

 

  ABISMO ANHUMAS  

Um dos destinos mais surpreendentes da região, ele foi descoberto apenas em 1970, quando encontraram a fenda que dá origem ao atrativo. Mas a descoberta não era apenas isso! Descendo a fenda há um abismo de 72 metros de altura, entre formações calcárias que encontram um lago de águas cristalinas. Um visual deslumbrante, que ganha novas nuances com os raios do sol que chegam até lá. A descida é feita de rapel, mas ao chegar lá embaixo, existem várias maneiras de explorar toda a magnitude do Abismo Anhumas como o passeio de bote que permite conhecer de perto as formações rochosas como cones, estalactites e estalagmites. E, ainda, a flutuação e o mergulho de cilindro no lago, cujas águas cristalinas chegam a ter 80 metros de profundidade e até 60 metros de visibilidade. Para o fotógrafo Renato Zaar, conhecer o Abismo Anhumas é a experiência de uma vida: “É tão gigantesco que muda até o jeito de você pensar seu lugar como ser humano e em como somos pequenos frente à natureza” explica.

Foto: Renato Zaar

 

 

  CEITA CORÊ  

“Ceita Corê” significa “terra dos meus filhos”, na língua tupi-guarani, o que tem tudo a ver com o ambiente acolhedor que esse passeio traz. Com opções para a família toda, o atrativo está a 36 km de Bonito e promete render fotos lindíssimas. Logo na chegada, você já vai se surpreender com o receptivo, com uma casa aconchegante, um lago de águas cristalinas e detalhes rústicos, como pergolados, mesas imponentes, muita área verde e uma piscina natural, onde peixes nadam livremente. Depois é hora da trilha, uma caminhada de 4 km em meio a mata, entre trilhas suspensas, que revelam um visual incrível. Pelo caminho, você vai conhecer 6 cachoeiras de águas cristalinas do rio Chapeninha, todas com decks para descanso. Um atrativo belíssimo é a nascente do rio, onde você pode praticar apneia e fazer fotos belíssimas. “Esse, para mim, é um dos pontos altos do local. Quando você vê de fora não percebe que o mergulho na nascente é tão incrível!”, pontua o fotógrafo Renato Zaar. Outro ponto super legal é que você pode também realizar cavalgadas pela fazenda e conhecer cada detalhe dela, além disso, na sede do atrativo, um almoço pantaneiro delicioso é servido para você saborear e conhecer pratos da região como a sopa paraguaia, por exemplo, e se esbaldar.

Foto: Renato Zaar

 

 

  RECANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA  

Um dos atrativos mais bonitos da região, o Recanto Ecológico do Rio da Prata fica em Jardim e é um passeio tão especial que já foi até premiado internacionalmente. É possível aproveitar as águas cristalinas dos rios Olho d’Água e Prata ao máximo, seja realizando flutuação, para curtir uma suave correnteza e observar tudo o que há no rio, como as plantas subaquáticas e os peixes da região, como curimbas, piraputangas, dourados, piaus e piracanjubas. Ou ir mais fundo, realizando um mergulho com cilindro e, literalmente, se sentir parte do cenário. Esse passeio pode ser feito mesmo se você não tiver credencial de mergulho, num percurso de 600 metros, a uma profundidade que varia de 3 a 7 metros, com visibilidade de 10 a 25 metros e acompanhado de um instrutor certificado internacionalmente. Para Lucas Mendes, fotógrafo, o rio da Prata é um dos atrativos imperdíveis da região. “A cor da água é impressionante e a experiência de nadar entre os peixes é surreal”, afirma.

Além disso, quem gosta de trilhas também vai amar o local, isso porque para chegar à flutuação e ao mergulho, é realizado um percurso de cerca de 2 quilômetros entre árvores centenárias e é possível também avistar diversas espécies de aves e mamíferos locais. Para finalizar o passeio, ao retornar para a sede da fazenda, um almoço tipicamente regional está à espera, para recarregar as energias. Ah, não deixe de experimentar o famoso doce de leite artesanal! É delicioso!

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

 

  BOCA DA ONÇA  

Outro passeio incrível é conhecer a Boca da Onça, que fica a 34 km de Bodoquena e a 55 km de Bonito. É um destino ideal para quem ama trilhas e natureza, por isso nossa dica é explorar a Trilha Adventure. Você vai começar com uma caminhada de 4 km em meio à mata totalmente preservada dessa região, observando plantas e árvores nativas e também avistando alguns animais pelo percurso. Durante o trajeto, você vai passar por nada menos que oito cachoeiras, todas com águas cristalinas e paradas para banho em quatro delas, para renovar as energias, descansar da caminhada e aproveitar cenários lindíssimos para muitas fotos, como o Buraco do Macaco, Poço de Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do estado com 156 metros de altura. As cachoeiras, aliás, são o grande destaque na opinião do fotógrafo Lucas Ramos Mendes “Para quem ama cachoeiras, na minha opinião, esse é o passeio mais incrível!”, revela.

Além disso, o passeio garante paisagens deslumbrantes do Cânion do Rio Salobra e também as pequenas grutas existentes no paredão. O rio Salobra também é lindíssimo, com águas cristalinas e calmas. Ao final do passeio, hora de saborear delicioso almoço regional no fogão à lenha e, depois, no receptivo, você pode também curtir as piscinas de águas correntes com peixes, duchas naturais e outras atrações do local.

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

 

  BURACO DAS ARARAS  

Se tem um adjetivo que defina esse passeio, certamente é: mágico! Imagine um buraco no meio do nada medindo 127 metros de profundidade e 500 de diâmetro com paredões rochosos onde vivem nada menos que cerca de 50 casais de araras que voam para lá e para cá cuidando de seus ninhos, em um espetáculo incrível da natureza! É isso! Puro encantamento para os olhos, como você pode ver nessa foto do fotógrafo Alexis Prappas.

Para observar esse show natural, foram instalados diversos mirantes ao redor do buraco e, para chegar até eles, é necessário fazer uma trilha de 900 metros em meio à mata. Os mirantes têm lunetas instaladas para você observar não só as araras mas outros pássaros que habitam o local, como curicacas, carcarás, pássaros-pretos, gralhas, papagaios e periquitos. Capriche na câmera e garanta ótimos cliques!

Foto: Alexis Prappas

 

 

PARQUE ECOLÓGICO RIO FORMOSO

Bem pertinho do centro de Bonito está o Parque Ecológico Rio Formoso, um dos passeios mais divertidos da região, com atrações para todas as idades. Para curtir muito, nossa sugestão é o Formoso Adventure, um passeio com cerca de 2 horas que começa com uma caminhada de 1,5 km pela mata em direção ao Mirante do Morro do Tamanduá, passando pela Serrinha da Piúva e observando plantas nativas, árvores centenárias e animais locais. Chegando lá, prepare o coração: uma tirolesa o espera! São 520 metros, passando por um túnel de árvores por cima do rio Formoso e com vista para a linda Serra da Bodoquena. Depois, hora da trilha suspensa. Você passará por 23 obstáculos, em um percurso com muita aventura e adrenalina, que você pode conferir nesse clique do fotógrafo Alexis Prappas. No final, hora de relaxar. O grande prêmio é a flutuação pelas águas cristalinas do rio Formoso em um trajeto de cerca de 300 metros. O visual é inesquecível! Se você não é muito fã de grandes emoções, não se preocupe, o Parque Ecológico também é para você, isso porque você pode curtir a lagoa e, se tiver vontade, pode utilizar o caiaque e o stand up paddle e, se der vontade de arriscar um pouquinho, também pode aproveitar o circuito de tirolesa aquática. Ah, também existem outras opções de passeio no local, então você pode escolher algum que tenha mais a ver com seu perfil.

Foto: Alexis Prappas

 

 

  ESTÂNCIA MIMOSA  

Um passeio ideal para quem quer um dia de relaxamento e muitas fotos lindas! O receptivo é um show à parte, uma casa de fazenda aconchegante, com fogão à lenha, mesas na varanda e muitos animais ao redor, com destaque para o casal de araras Chico e Juju, moradores que garantem muita alegria e ótimos cliques. Para começar a diversão, hora de pegar a trilha. São quase 4 horas de caminhada pela mata ciliar, mas não se assuste, o trajeto é muito tranquilo e dá acesso a 10 cachoeiras, com pontos com paradas para banho. Pausas necessárias para relaxar, curtir o visual e descansar entre as caminhadas. Destaque para as cachoeiras do Sinhozinho, do Sol, Água Doce e a Salto, de onde é possível saltar de um trampolim de cerca de 4 metros de altura. A paisagem é linda por todo o trajeto, principalmente nas cachoeiras que valem muitos cliques, como esse do Lucas Ramos Mendes. Na volta da caminhada, um delicioso almoço regional feito no fogão à lenha espera os visitantes. Dica: não deixe de comer os doces caseiros! À tarde a diversão continua, dessa vez com uma cavalgada junto de um peão campeiro que acompanha o grupo pelo passeio de cerca de 6 quilômetros. Como prêmio, uma vista privilegiada do cerrado e a morraria da Serra da Bodoquena. Um passeio que vale a pena!

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

 

  GRUTA SÃO MATEUS  

Outro passeio pertinho de Bonito, a pouco mais de 4 km do centro da cidade é a Gruta São Mateus, com um cenário que parece ter saído de algum filme de aventura. Para chegar até ela os turistas percorrem uma trilha suspensa com 5m de altura e 15m de extensão e depois caminham mais quase 300 m pela mata até chegar à cavidade onde se inicia a visitação ao interior da gruta. Em seu interior, estalactites, estalagmites e outras formações geológicas deixam os visitantes surpresos com um visual diferente de tudo que já se viu antes. O fotógrafo Lucas Ramos Mendes é um desses que se impressionou com a paisagem: “Imagine você estar dentro de uma caverna que tem milhões de anos! Além do mais, ali você se sente em um lugar que parece que não é nem na Terra! Diferenciado demais.”

Foto: Lucas Ramos Mendes

 

 

  NASCENTE AZUL  

Um dos passeios mais democráticos de Bonito-MS e região, a Nascente Azul tem atrativos para todos os gostos, além de ser um lugar incrível que promete render ótimos cliques! Para quem gosta de aventura, existem algumas opções bem interessantes, como a flutuação na Nascente Azul, onde um fenômeno ótico faz com que a água adquira um tom azulado encantador. Durante a flutuação a impressão que se tem é a de estar voando, isso porque a água é tão cristalina que a visibilidade é enorme, dando a oportunidade de observar plantas subaquáticas e muitos, eu disse, muitos peixes! Grande parte deles em cardumes, nadando ao lado dos visitantes, na maior tranquilidade. Para se ter uma noção do tom da água, basta dar uma olhada no clique do fotógrafo Marcus Moriyama: “Muitas pessoas me perguntavam se a foto tinha sido manipulada, pois a impressão que se tem é de que o barco está voando. Mas, não, isso foi possível graças à água da Nascente Azul”, afirma.

Outro passeio muito legal é o mergulho com cilindro, realizado em um lago de águas cristalinas vindas diretamente do rio Nascente Azul. O passeio é guiado por um instrutor de mergulho certificado e todo o percurso possui cabos-guia, sendo assim, a atividade é totalmente compatível até mesmo para quem nunca praticou mergulho na vida. Lá embaixo, peixes da região e algumas surpresas, como um barco naufragado e uma ossada deixam o passeio mais divertido e os cliques subaquáticos, imperdíveis.  Além disso, a Nascente Azul tem um balneário delicioso, ideal para todas as idades, dispondo inclusive de uma prainha. Outro destaque é o Aqualokko, um complexo de pontes suspensas no meio do balneário que faz sucesso com a garotada. E quem é mais radical também tem espaço: é possível curtir o Adventure, com a maior tirolesa de Mato Grosso do Sul e ainda o Pêndulo, que promete muita adrenalina.

Foto: Marcus Moriyama

 

 

  NASCENTE DO SUCURI  

Outro passeio de flutuação imperdível e que rende fotos maravilhosas, como esse clique do Renato Zaar. O Rio Sucuri fica a cerca de 20 km de Bonito, na Fazenda São Geraldo, e é conhecido como um dos mais cristalinos do mundo, isso se deve graças à composição calcária das rochas onde nasce o Rio Sucuri. Para chegar lá, os turistas pegam uma trilha em meio à mata ciliar, de onde é possível avistar a nascente do rio e se surpreender com a beleza do cenário. Além disso, pelo caminho, graças à transparência da água você consegue avistar os peixes de longe, quando ainda estamos andando pela trilha a caminho da flutuação. Chegando lá, de snorkel e máscara em mãos, hora de flutuar 1800 metros pelas águas do Sucuri, uma experiência inesquecível, afinal, flutuar em suas águas é ter a certeza de nadar entre peixes como piraputangas, piaus, dourados e muitos outros e de ter um momento de relaxamento e muita paz de espírito. Ao final do passeio, o rio Sucuri se encontra com o Formoso e é hora de partir para o receptivo do passeio, onde um almoço caprichado está à espera!

Foto: Renato Zaar

 

 

Conte conosco para te ajudar a montar um roteiro especial pela região. Fale com a gente, iremos escolher juntos as atrações que têm mais a ver com o seu perfil. Somos uma agência de turismo especialista em viagens para Bonito-MS, Pantanal Sul e região. Reserve seus passeios com a gente pelo site, ou entre em contato pelo WhatsApp (67) 98469-1186 ou através do e-mail [email protected]

Tags

Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Referências

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais Vistos

Baixe nosso guia

Siga-nos no Facebook