Esse certamente é um dos fatores que tornam a experiência de conhecer Bonito encantadora e contribui muito para que a cidade faça juz ao seu nome.
A razão do fenômeno é a alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina. Além disso, o sólido calcificado fica com coloração de areia. Se você colocar uma garrafa num recipiente com água calcária por exemplo, em um período médio de 2 anos ela estará totalmente calcificada e com o passar do tempo ela se tornará uma rocha calcária. O mesmo pode acontecer com os troncos de árvores e até mesmo galhos e folhas.
O fato se deve à localização de Bonito, pois a Serra da Bodoquena, composta há milhões de anos, foi formada por um imenso bloco de calcário. Isso faz com que, literalmente as rochas cresçam e mudem de forma, facilitando a formação de grutas, por exemplo.
Veja aqui alguns passeios que você pode fazer para apreciar as águas cristalinas da região de Bonito:
Flutuação No Recanto Ecológico Rio Da Prata
Flutuação na Nascente Rio Sucuri
Flutuação no Aquário Natural Baía Bonita